RSS
 

O CRM Social e duas ferramentas de mercado

27 Dec

Se você está  no mercado de Customer Relationship Management (CRM), relacionamentos com os clientes, então você não deve ter nenhuma dúvida deu uma olhada tanto no SugarCRM como no SalesForce.com. Mas como  eles se comportam um em relação ao outro? Um trabalho muito interessante foi feito por no K13 blog, eis alguns trechos mostrando uma experiência de organização com os dois:

Um primeiro aspecto e que  a organização deve levar em conta a questão da propriedade dos dados. O blog explica que é muito mais fácil extrair dados do SugarCRM que SalesForce.com. Como resultado, você pode nao ter o controle dos seus dados, em um dos sistemas, isto é contestado por alguns autores, veja o comentário neste post.

No SugarCRM é tão claro que possui este problemas dos dados. Para a exportação de dados de qualquer outro sistema para o SugarCRM basta um clique de distância para se ter os dados.

Em segundo lugar, o blog explica os benficios de tecnologias Open Source. Isto significa que há muito mais oportunidades para estender e personalizar a plataforma SugarCRM.

Pode ser que o open-source SugarCRM esteja criando uma oportunidade para os outros melhorarem os seus produtos, mas isto é um beneficio e não um problema.

Os recursos são os próximos a serem comparados. O blog sugere que ambas as plataformas são extremamente ricas em recursos.

Ambos SugarCRM e SalesForce.com são carregados de recursos a tal ponto que nós realmente só usamos uma fração de suas funcionalidades.

Finalmente, há custos levados em consideração ao mercado de CRM. Mas seriam efetivo o que esta ai?

Se você estiver olhando para o crescimento em termos de funcionalidades, então na minha experiência, o modelo de precificação do SugarCRM parece melhor, mas a eficácia do SalesForce Social é inegável.
Para o blog ambos são uma boa perspectiva em uma experiência de peso até que algum novo sistema de CRM surja. O blog também fornece alguns ‘pontos’ para cada uma das seções acima, embora nao explore a adocao de plugins por CMS de peso, como o WordPress que apenas o SalesForce tem, embora ambos tenha para ferramentas Microsoft: Outlook, Excel e Word mas como reclama o blog ReadWriteWeb isto é pouco demais, ainda que ambos tenham apontado perspectivas no CRM social.

O caminho do SalesForce parece eficaz porque aponta para com plugins de integração o WordPress, por exemplo incorporando as ferramentas da Web 2.0, o SugarCRM aponta para buscar com o engine open souurce Lucene.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. luiz dos santos

    Tuesday December 28th, 2010 at 11:03 PM

    Uso sales force na empresa que trabalho, nunca achei nada demais, até pq meu sou só um usuário bem básico!!! Vou prestar mais atenção nele.

     
  2. luiz dos santos

    Tuesday December 28th, 2010 at 11:03 PM

    Uso sales force na empresa que trabalho, nunca achei nada demais, até pq meu sou só um usuário bem básico!!! Vou prestar mais atenção nele.

     
  3. Eduardo Aranha

    Sunday January 2nd, 2011 at 05:49 PM

    Sobre o trecho inicial da análise comparativa “O blog explica que é muito mais fácil extrair dados do SugarCRM que SalesForce.com.”
    Esta informação não tem respaldo técnico. Pode ser verificado no estudo anual do Gartner, fonte de maior credibilidade do mercado mundial. Como se verifica também no estudo, a diferença do salesforce para o Sugar é astronômica. Veja o estudo do Gartner referente a 2010 em:
    https://www.salesforce.com/assets/pdf/misc/Gartner_2010_SFA_MQ.pdf

    Abraços

     
  4. Eduardo Aranha

    Sunday January 2nd, 2011 at 05:49 PM

    Sobre o trecho inicial da análise comparativa “O blog explica que é muito mais fácil extrair dados do SugarCRM que SalesForce.com.”
    Esta informação não tem respaldo técnico. Pode ser verificado no estudo anual do Gartner, fonte de maior credibilidade do mercado mundial. Como se verifica também no estudo, a diferença do salesforce para o Sugar é astronômica. Veja o estudo do Gartner referente a 2010 em:
    https://www.salesforce.com/assets/pdf/misc/Gartner_2010_SFA_MQ.pdf

    Abraços