RSS
 

Noruega digitaliza e disponibiliza e-books

17 dez

A notícia caiu com uma bomba no mercado editorial, mas a Noruega pretende até o ano 2020 disponibilizar LibraryNorwaytodas as obras que estão disponíveis no país, e fez um plano audaciosa com a Biblioteca Nacional daquele país.

Também os livros que estiverem em outras línguas serão digitalizados, e o controle nacional pode ser feito através do IP (endereço de internet no computador) que estiver no computador, isto significa que se você estiver na Noruega pode acessar os livros digitalizados lá e fazer download, mesmo que tiverem copyright.

Em outros países para um acesso seletivo, isto é ebooks que já são free para download, pode ser acessado pela página ebooksgo.org.

Já há processos de digitalização em massa no Reino Unido e na Finlândia, mas a Noruega fez algo extra ao fazer acordos com muitas editoras para permitirem que quaisquer pessoas com um endereço de IP na Noruega acessem um material com direitos autorais.

A biblioteca possui equipamentos para digitalização e análise de estrutura de texto dos livros. É contará também com a adição de metadados e armazenando os arquivos em um banco de dados para facilitar a recuperação, segundo o site The Verge.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.