RSS
 

Arquivo para a ‘4K’ Categoria

Novidades na CES 2020

08 jan

A maior conferencia de eletrônica, a CES começou em Las Vegas, uma novidade já apresentada ê a TV 8k sem borda.

A Samsung mostra a smart TV com resolução em 7680 x 4320 pixels, brilho superior a 600 nits e suporte para HDMI 2.1, oferecendo alta qualidade de cores, contraste e nitidez.

Como os celulares, a mudança futura no design das TVs sem borda, significa que passarão a se assemelhar a quadros colocados nas paredes.

A Sony lança seu carro elétrico Vision S, e o PlayStation PS5.

A Bosh lança sua Viseira Virtual que.controla o brilho é a quantidade de Sol (veja o vídeo).

 

Começou a CES 2017

06 jan

A maior feira de eletrônicos do mundo, que completa 50 anos, começouqled com mais de 20 mil produtos a ser lançados, a Consumer Eletronics Show (CES) em 2017 pode ser acessada por alguns sites que estão transmitindo-a ao vivo, claro alguns eventos, pois o evento é um imenso pátio maior que o Anhembi de São Paulo.

Alguns produtos chegaram antes no mercado, o Echo, da Amazon, por exemplo, foi um fenômeno do Natal e a venda esgotou-se na semana anterior as festas, o nome sugestivo é porque você entra na sua casa e um eco te responde, um acionamento de dispositivos por vós.

A Samsung lançou, por exemplo, um aspirador de pó que se conecta com o Alexa, sistema da Alexa, mas ela tem seu próprio sistema de voz que é o SmartThings.

Novos televisores com tecnologia avançada 4K OLED (chamados de QLED pela definição das cores), e smatphones médios como os Samsung A7 (tela de 5,7 polegadas), o A5 (5,2 polegadas) e o A3 (4,7 polegadas), são tendências.

Os vestíveis, que começaram com os relógios conectáveis, agora vão para outros produtos como um cachecol que mede e filtram a poluição e pode até conectar a um amplificador de som (lançamento da LG) que fica na frente do pescoço, lembramos que no hemisfério norte é inverno.

Os drones estão mais acessíveis, simplificados e modulares, há um curioso lançamento da GDU que se pode conectar facilmente uma câmera para firmar algo perto de sua casa ou explorar uma região em que esteja e fazer filmagens.

Outra tendência já clara é a realidade virtual e aumentada, os pokemons são apenas uma aplicação desta tecnologia, os óculos Oculus Rift, no mercado desde 2013 e o Playstation VR já estão ai, agora a promessa é uma tecnologia incorporada aos celulares e mais amigáveis.

Os carros sem motoristas já estão ai, no ano passado o Bolt foi um sucesso, agora novos carros estão sendo esperados da Ford, Honda, Volks, Hyundai e Toyota.

Cyborgs e androides, ainda ficam para a ficção científica, apenas robozinhos simpáticos como o Egg.

 

Vem aí o blu-ray 4k  

13 jan

Se você quer assistir filmes em 4K, mas não quer fazer streaming deles, a SamsungBluRay ficará feliz em te vender um Blu-Ray player capaz de fazer isso por 400 dólares.

Durante a CES 2016, em Las Vegas, a empresa começou a pré-venda do seu 4K Ultra HD Blu-Ray Player, com entregas estimadas para março. Após esse período de pré-venda, o preço vai subir para 500 dólares.

A Panasonic também aproveitou a CES 2016 para anunciar um aparelho Blu-Ray 4K para o mercado dos EUA, mas não revelou preço nem data de lançamento – a empresa lançou um modelo diferente do player em 2015, mas apenas no Japão.

Apesar de aparelhos de Blu-Ray compatíveis com 4K já estarem disponíveis há algum tempo, eles apenas pegam um vídeo em Blu-Ray existente em 1080p e façam a escalação para uma resolução maior. Os novos aparelhos vão suportar reprodução em 4K nativamente, mas apenas quando estiverem usando os novos discos Blu-Ray Ultra HD.

Deveremos ter cerca de 30 discos desse tipo na primeira metade do ano e um total de 100 até o fim da temporada 2016.

 

 

TVs 4K ou OLED ?

28 out

As novas TVs que protagonizam o mercado são a OLED (Organic LED – 4kOLEDLight Emitting Diode) e as UHD (ultra) 4 K (resolução 3840×2160 pontos), qual de fato é a vantagem de cada uma ?

Quando lançadas os preços eram proibitivos no Brasil, mas caindo já se aproximam das TVs Full HD e prometem aposentá-las, talvez junto com as analógicas que serão desativadas já a partir do ano que vem.

Segundo especialistas o 4K é um limite perceptível ao outro humano.

A TV 4K é um incremento (update) na tecnologia das TVs digitais com o incremento de pixels (PIcture Elements), ou seja, de pontos na tela, pela miniaturização da tecnologia, enquanto a OLED é de fato uma tecnologia nova não precisam de “luzinhas traseiras” pois são LEDs.

Com isto a tela OLED e a TV consequentemente são mais finas, também permitem telas curvas como a LG, anunciada em 2014 no site TechTudo, como a primeira do Brasil.

O “organic” das OLED é formado por compostos de carbono, que emitem uma luz própria e por isso são leves e bem finais.

A OLED pode ter a resolução 4K e, portanto é competitiva, além de ser previsível que em breve já poderemos ter a OLED 8K, mas a briga fica no preço, as OLEDs tela curva de 55” estão entre 5 mil e 10 mil reais (ou mais), as 4K de 2900 reais a 7 mil reais.

 

Final da copa terá transmissão 8k

23 jun

Mas só para quem mora no Japão ou convidados especiais no Brasil, havíamos anunciado (ver nosso post) que 3 partidas 8kda Copa do Mundo iam ser transmitidas em 4k (3840 × 2160), pela Net e Globosat (SporTV), mas agora a emissora estatal japonesa NHK anunciou que estará usando a estrutura de internet da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para fazer uma transmissão 8K UHD (16 vezes o que hoje conhecemos com full HD)

O grande lance tecnológico da Copa do Mundo no Brasil será esta transmissão, ao vivo agora para sete locais, quatro deles no Japão, nas cidades de Tóquio, Yokohama, Osaka e Tokushima, e três no Rio  de Janeiro – no Centro Internacional de Broadcast (IBC), no hotel Sofitel (hotel principal da FIFA) e no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde existe equipamentos alocados desde a Copa das Confederações)e que foram  organizadas em conjunto com a Rede Globo.

O grupo especializado de convidados é composto por jornalistas e representantes da indústria, estudantes, pesquisadores, professores, autoridades, e deverão participar de sessões da Globo e também da NHK, o jogo Japão e Costa do Marfim foi o primeiro transmitido da Copa, e a final que será no Maracanã também já e um jogo certo.

A tecnologia exige um link de 10 Gps (Gigabytes por segundo), foi desenvolvida pela NHK sendo chamada de SHV (Super High Vision), e é capaz de comprimir fluxos de vídeo a 350 Mbps, e o mesmo fluxo sem esta tecnologia exigiria 40 Gbps e seria inviável por que a RNP atinge o máximo de 10Gbps, está sim compatível com a SHV.

 

Algumas transmissões 4k na Copa

08 mai

 A Copa do Mundo no Brasil poderá ser usada para testes pela Globosat, isto é,4k a parte da empresa que fornece o sinal de Satélite, para testar a tecnologia 4K, mas só alguns jogos.

 

O equipamento necessário para o sinal, a transmissão por um canal e seus comentarias, é outra coisa, implica em uma ilha de edição, 12 câmeras e transmissores de sinal, e um caminhão link com todo equipamento 4K.

 

Para a Copa, foi necessário um acordo com a Globosat, Fifa e Sony, detentora da tecnologia 4K, para a transmissão de jogos do mundial no Maracanã (Rio), em caráter experimental.

 

Como quase tudo na Copa, o controle total é da Fifa e depois negociar com as operadoras de TV paga, como Net e Sky, e estas devem usar decodificadores 4K, só então finalmente, os assinantes que possuam esta tecnologia em seus aparelhos, poderão ter o sinal em HD que poderá ser transformado em 4K.