Arquivo para December 15th, 2010
CRM social, uma nova tendência
O ano de 2010 marcou uma grande ascensão do Twitter e o Facebook junto a ferramentas de comunicação social criadas pelos próprios usuários usando os gerenciadores de conteúdos: Drupal, WordPress, Joomla e outros, há mais espaço para o crescimento e o desenvolvimento de novos aplicativos ? (alias os aplicativos de bolso também cresceram).
A resposta inevitável é “The revolution yet to happen” diriam os consagrados Jim Gray e Gordon Bell (o nome de um capitulo do livro Beyond calculation), neste ano que já aponta no fim do túnel de 2010, algumas novidades devem ser o incremento da realidade aumentada em aplicativos, a difusão dos monitores 3D e a entrada para valer nos negócios das redes sociais.
O aplicativo mais usado nos negócios chama-se CRM (Customer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), a maioria das empresas ignora o que pensam e o que querem seus clientes, a maioria ainda procura impor seus hábitos e valores, não descobriram o que de fato significa relacionamento, pensa que apenas devem mostrar seus valores impondo-os aos clientes.
O desenvolvimento e a ampliação da comunicação em tempo real vão de aprofundar no próximo ano, um exemplo disto são os plugins que a Salesforce disponibiliza para o CMS WordPress, esta empresa (a Salesforce) trabalha com CRM e tem um site para este CMS.
No próximo ano os modos de comunicação com o cliente e consumidores devem encontrar uma maneira mais colaborativa e mais solidária, a Salesforce por exemplo, já anunciou o lançamento Morphie,
O objetivo será transmitir em tempo real de dados os dados de uma empresa por uma interface com o Twitter ou com o Facebook e transformá-los em ferramentas de negócios. Startups como o Yammer e Bantam Live também já estão fazendo seus negócios de modo mais social, isto significa em rede, de modo mais dinâmico e em rede.