Pesquisadores digitalizam fitas de importante Conferência
Os pesquisadores Michael Dulock e Holley Long da Universidade do Colarado realizaram uma pesquisa publicada num artigo da Revista D-Lib Magazine, intitulado “The Conference on World Affairs Archive Online” (CWA), onde descrevem o processo de digitalização desta importante conferência sobre assuntos mundiais, realizada desde 1948 e idealizada então pelo sociólogo Howard Higman que escreveu sobre o começo da CWA.
Segundo os autores, entre dezembro de 2009 e março de 2010 o projeto piloto trabalhou em 80 gravações de vídeo e audio que foram digitalizadas, que foram marcados com 15 metadados completos e apresentação na Biblioteca Digital do Colarado e apresentado na Conferência CWA de 05 de abril de 2010, e o trabalho agora aparece na D-Lib.
Esta conferência e importante porque tornou-se um fórum de muitas discussões incluindo tópicos como musica, arte, literatura, ativismo ambiente, negócios, ciência, jornalismo, tecnologia e espiritualidade entre muitos outros assuntos, passaram por ela pessoas como: Steven Allen, Joseph Biden, Norman Cousins, Roger Ebert, Buckminster Fuller, Molly Ivins, Henry Kissinger, Charles Krauthammer, Paul Krugman, Annie Liebowitz, George McGovern, Arthur Miller, Ralph Nader, Eleanor Roosevelt, Studs Terkel, Norman Thomas, e Ted Turner.
Como não poderia deixar de ser, esta conferência apresenta uma visão americana dos fatos ocorridos desde o final da guerra, portanto parcial, mas importante de ser dialogada e revista.
A página da conferência deste ano afirma que o “alvorecer do século 21 trouxe consigo muitas questões prementes e levantou muitas questões cruciais” e que desde “a década de 1990, as pessoas têm dito que a humanidade precisa de novas soluções, que entrou em um estado de transição”. E agora que uma economia global que está se recuperando, está trazendo consigo exigencias de paz e maior harmonia social conforme escrito no site deste ano “ o mundo parece estar escrevendo um novo capítulo na sua história”.
A CWU de 2011 começa dia 04 de abril e convida os novos heróis do século XXI a escrever um novo capítulo da história da humanidade, seria bom se a visão belicista americana fosse realmente superada.