Marca da Apple ultrapassa Google
Após quatro anos de liderança o Google foi ultrapassado pela Apple em rendimento, a fabricante do iPad e iPhone teve sua marca
avaliada em 153 bilhões de dólares de acordo com o estudo anual BrandZ, que compilou as 100 marcas mais conhecidas do mundo, deixando o site de busca em segundo, conforme a Reuters.
Segundo diversos analistas, entre eles a Millward Brown, foi linha de bens de consumo criados pela Apple levou a companhia a superar as marcas Microsoft e Google, e se tornar a empresa de tecnologia com maior valor de mercado, em 2010.
A IBM está em terceiro, o McDonald´s subiu dois pontos e está em quarto, Microsoft em quinto, a Coca Cola caiu um e está em sexto, Nokia em sétimo e China Mobile em nono. Uma marca de cigarro ficou em nono e a G.E. em décimo.
Sobre a rede de lanchonetes McDonald’s de fast food, disse Peter Walshe diretor da Millward Brown, disse que a demanda chinesa havia sido fator importante na alta desta marca, para ele “Os chineses estão descobrindo o fast food e é um mercado imenso. McDonald’s Starbucks e as cadeias de pizzarias chegaram à China”.
O ranking das marcas latino-americanas foi apurado pela Millward Brown e inclui 8 marcas, seis das quais de empresas do Brasil. A Petrobras lidera, com um valor de marca de 13,42 bilhões de dólares, duas marcas apareceram pela primeira vez a AmBev (atrás da Skol e da Brahma) e a Natura, através de seus produtos de beleza.
Segundo Valkiria Garré, diretora executiva da Millward Brown Brasil, as marcas mais fortes no país são: “Além de Petrobrás, Itaú e Bradesco que figuram dentre as 100 maiores, há outras marcas brasileiras de forte destaque dentro das suas categorias”. Não é para menos, que digam os nossos bolsos.