Realidades crescentes do mundo “virtual”
O erro mais primário de quem não é “nativo” da Web é opor real ao virtual, nem mesmo no dicionário isto é verdadeiro, ou seja, “1 o que não tem efeito atual. 2 Possível. 3 Diz-se do foco de um espelho ou lente, determinado pelo encontro dos prolongamentos dos raios luminosos. 4 Que não existe como realidade, mas sim como potência ou faculdade”, claro vi num dicionário on-line.
Algumas novas realidades práticas novas do ciberespaço que se unem as redes sociais, aos chats, aos blogs, ambientes de aprendizagem, etc. todas já totalmente consumadas para os “nativos”, novas possibilidades interessantes são: “compras coletivas”, “trabalho on-line” e novos relacionamentos com clientes, o chamado “CRM social”, que fizemos um post no início do ano.
O trabalho foi diferente em diferentes épocas e culturas, agora trabalhar em casa conectado, já é uma realidade de muitos profissionais, notebooks e celulares já a tempo quebraram o velho paradigma dos escritórios de vidros e departamentos. Há um horizonte de mudanças bem maior com o home-office.
O trabalho on-line pode criar uma nova realidade na relação familiar, os pais podem ficar alguns dias em casa e com isto retomar um pouco (alguns patrões querem ver a cara dos empregados de vez em quando), e aumenta os hábitos de vida mais caseira.
Trabalhar em casa conectado, já é uma realidade de muitos profissionais, notebooks e celulares já a tempo quebraram o velho paradigma dos escritórios de vidros e departamentos. Há um horizonte de mudanças bem maior com o home-office.
O Google abriu uma ferramenta neste setor que inclui compras, depois o Facebook com as Deals, em menos de 4 meses apareceram Groupon, PeixeUrbano e uma lista que pode ser encontrada no SOS Compras e outros, havendo também grupos por setores como Portais da Moda.
Duas realidades são importantes, perdeu-se o impulso ao consumo, existem milhares de sites de compras coletivas espalhados pelo Brasil, e pelo mundo, e criou-se um mercado novo, o site de compras coletivas cria nova realidade de preço e consumo.
Assim fazem sentido mais do que nunca ferramentas de CRM social, mas isto é ainda mais interessante quando os próprios clientes, que conhecem bem o sobre o produto, resolvem dúvidas de outros clientes, criando assim uma realidade de relacionamento “do produto”.
As redes sociais não estão somente mudando a comunicação e a leitura, o cenário do atendimento e relacionamento com clientes, famílias e trabalho estão se tornando um assunto importante quando a questão é inovação. Também as tradicionais limitações da área empresarial (burocracia, centralização, altos custos de pessoal) desaparecem diante do ambiente de compartilhamento multidisciplinar da informação e de distribuição de conhecimento.