Nova onda das redes sociais na Web: o foursquare
Parece uma piada, ou uma redundância, em português seria quatro-quadrado, mas o Foursquare é a uma rede de relacionamentos pessoais, simplificada para rede social, este novo aplicativo de redes sociais (de relacionamentos) é baseada na localização física de seus usuários.
Também é um trocadilho com quadra ou quarteirão, que em inglês é square, neste caso seria algo como quatro quadras, com um pouco mais de um ano de existência, funcionava até janeiro de 2010 em algumas cidades. Agora, é a empresa iniciante na Web, já provoca desejo em gigantes como Yahoo e Facebook, já comparada ao Twitter e provoca euforia em investidores e usuários.
Ela foi projetada para celulares, mas é facilmente acessível por computador, e os primeiros números do Brasil feitos em março de 2010 no site readwriteweb, já registravam 641 checkins (como são chamadas entradas no Foursquare) de usuários espalhados por todo Brasil.
O design do Foursquare, assim como a maneira de operar conteúdos é parecida aos games, o que atrai ainda mais os jovens.
Já estão associados ao aplicativo: o MTV, o History Channel e o Wall Street Journal, entre outros.
Enquanto o Twitter e o Facebook querem saber o que você está fazendo, o Foursquare quer saber onde você está fazendo, em tempo real, direto do seu celular, claro isto implica alguns perigos e alguns cuidados.