Buscas podem ter mais semântica
A gigante de busca anunciou no seu blog que modificou seu motor de busca para identificar associações e conceitos relacionados a uma consulta, melhorando a lista de termos relacionados a um assunto e mostrando esta associação nos seus resultados.
Em reportagem da PC World, Ori Allon, o líder do grupo técnico de desenvolvimento da Google, explicou: “Por exemplo, se você busca por ‘princípios da física´, nossos algoritmos entendem que estão associados ‘movimento angular’, ´relatividade especial, ´big-bang´e ´mecânica quântica´ e termos relacionados que podem ajuda-lo a encontrar o que precisa”.
A vice-presidente da Google do Grupo de Pesquisa de Experiência do Usuário, Marisa Mayer disse em entrevista ao IDB News Service, em outubro de 2007, que reconhecia a necessidade de uso de palavras-chave e isso era ainda uma limitação que o motor de busca deveria superar com o tempo, mas o caminho atual parece ser ainda o de associação de termos e não uma inserção maior de tagging para identificar conteúdos.
Uma das críticas principais é que o as buscas não tem este aspecto semântico, sendo uma busca apenas textual, o que é um fato, mas para resolver este problema nas buscas além da possibilidade dos motores encontrarem é necessário um incremento na própria maneira de armazenar conteúdos na Web e isto ainda não é considerado, mesmo tendo muitas tecnologias com uso de XML já desenvolvidas.