Redes Sociais com localização geográfica
O crescimento de aplicativos de redes sociais com a localização geográfica de usuários fez o Facebook (CNET foi o primeiro a relatar a sua estréia iminente na semana passada.), também lançar a sua versão com “lugares”, usando a expressão de permissão de entrada como “check-in” enquanto o Foursquare deve-se pedir permissão a prefeitos, por exemplo, para entrar numa localização.
Mark Zuckerberg anunciou que a ferramenta de geolocalização do site já está em fase final de desenvolvimento, mas não foram dados prazos de implementação dos recursos, desenvolvidos em parceria com empresas como a TomTom (fabricante de GPS) e Lozaleze, ela deverá oferecer integração com os concorrentes Fousquare e outro menos conhecido o Gowalla.
No aplicativo Foursquare, esta geolocalização é parecida a um game, com diversas gradações entre os usuários, por exemplo, existem prefeitos nas localizações e são atribuídas medalhinhas nos perfis. Pode ser visto no blog do Foursquare, muitos post que afirmam que o distintivo neste site rende mais do que um status. Já há até restaurantes nos Estados Unidos dão até brindes como cafezinhos e hamburguer para prefeitos.
A ferramenta do Facebook chamada “Places estará inicialmente sendo implantada para os mais de 500 do Facebook, a maior rede social do mundo e permitirá que as pessoas informem onde está, e descubram a localização de amigos que estejam por perto e também poderá ser usada a partir de IPhones ou uma das versões de mobilidade para as redes sociais.
Uma questão colocada é a questão da privacidade, podendo até mesmo despertar a atenção de criminosos, porém segundo Michael Sharon, gerente de produto do “Places” do Facebook, em entrevista para a Reuters: afirma que “A ideia não é revelar sua localização para o mundo, mas permitir que os seus amigos saibam onde você está”.
Ainda segundo a Reuters, os usuários podem “se registrar” a partir dos celulares, divulgam a sua localização, dizendo estarem num restaurante ou em um parque, e enviam à sua lista de amigos no Facebook, esta por sua vez é transmitida ao serviços de atualização do status.
A localização será transmitida por meio das populares atualizações de status do serviço.
Os internautas poderão usar a ferramenta “Places” – que será gradativamente ativada nas próximas semanas para usuários americanos – informem onde estão, descubrindo quais dos seus amigos estão por perto e quais serviços e eventos acontecem em determinados
O crescimento de aplicativos de redes sociais com a localização geográfica de usuários fez o Facebook (CNET foi o primeiro a relatar a sua estréia iminente na semana passada.), também lançar a sua versão com “lugares”, usando a expressão de permissão de entrada como “check-in” enquanto o Foursquare existem funções distintas. Embora o Facebook queira não só quer manter a soberania digital para que as novas aplicações que usam geolocalização mas também que sejam únicas e inéditas,na verdade já existem outros populares como a do Foursquare.
Mark Zuckerberg anunciou que a ferramenta de geolocalização do site já está em fase final de desenvolvimento, mas não foram dados prazos de implementação dos recursos, desenvolvidos em parceria com empresas como a TomTom (fabricante de GPS) e Lozaleze, ela deverá oferecer integração com os concorrentes Fousquare e outro menos conhecido o Gowalla.
No aplicativo Foursquare, esta geolocalização é parecida a um game, com diversas gradações entre os usuários, por exemplo, existem prefeitos nas localizações e são atribuídas medalhinhas nos perfis.
Pode ser visto no blog do Foursquare, muitos post que afirmam que o distintivo neste site rende mais do que um status. Já há até restaurantes nos Estados Unidos dão de brinde cafezinhos e hambúrguer para prefeitos, por exemplo.
A ferramenta do Facebook chamada “Places estará inicialmente sendo implantada para os mais de 500 milhões de usuários do Facebook, a maior rede social do mundo e permitirá que as pessoas informem onde está, e descubram a localização de amigos que estejam por perto e também poderá ser usada a partir de IPhones ou uma das versões de mobilidade para as redes sociais.
Uma questão colocada é a questão da privacidade, podendo até mesmo despertar a atenção de criminosos, porém segundo Michael Sharon, gerente de produto do “Places” do Facebook, em entrevista para a Reuters: “A ideia não é revelar sua localização para o mundo, mas permitir que os seus amigos saibam onde você está”.
Ainda segundo a Reuters, os usuários podem “se registrar” a partir dos celulares, divulgam a sua localização, dizendo estarem num restaurante ou em um parque, e enviam à sua lista de amigos no Facebook, esta por sua vez é transmitida ao serviço de atualização do status.
A localização será transmitida por meio das populares atualizações de status do serviço.