A economia, a eleição nos EUA e as mídias
Desde que um marqueteiro de Bill Clinton criou o slogan “É a economia, estúpido”, ficou claro para a maioria dos americanos que é a política econômica que ganha lá, mas também é claro que Obama é um homem de mídia, a ponto de muita gente ficar perplexa com seu sangue frio tanto na eleição anterior quanto na atual, onde tudo indicava um empate.
Mas Obama ganha por popularidade de ser um homem mundo e de saber enfrentar grandes dificuldades como foi o caso do furacão Sandy, quer dizer é uma pessoa comum mas com grande capacidade de mídia e com imagem de estadista, e com ótima imagem no mundo.
Mas será que vai enfrentar os bancos e os monopólios que mandam muito lá, com uma economia crescendo apenas 2% ao ano (no Brasil 1,5% é comemorado!); o desemprego alto demais para uma potência, chegando a 7,8% da força de trabalho, e com um rombo anual do Tesouro Federal em torno de US$ 1,1 trilhão (quase metade de nosso PIB, 2.4 tri segundo o Banco Mundial) e um alto déficit no comércio exterior, enfim poderá virar este quadro ?
Outra análise interessante foi a feita por Pew Research Center, que revela a mentalidade por faixa etária também nas eleições, por exemplo, enquanto 45% das pessoas de 18 a 29 anos votam influenciadas pela família e grupos sociais, isto cai para 40% na faixa dos 30 aos 49 e 27% na faixa dos 50-64 anos, mas quando se fala simplesmente de anunciar o voto na mídia social dos 18 aos 49 é a mesma a tendência, pois são 29%, caindo para 29% na faixa acima.
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