RSS
 

O conceito de Amor em Agostinho de Hipona

24 out

A tese de Hanna Arendt foi um marco em seu desenvolvimento filosófico, por um aspecto fundacional, é a primeira de suas obras e marca um envolvimento com Heidegger, seu primeiro orientador com o qual chegou a se envolver afetivamente e Karl Jaspers, que influenciaram na escolha do tema.

A obra pode ser dividida em três eixos temáticos: o amor ao próximo, ou a vida em sociedade, o amor na relação entre o homem e Deus criador e o amor como desejo, chamado appetitus.

A autora também afirma que o bispo nunca chegou a excluir completamente as ideias filosóficas da antiguidade, notadamente Cícero, Platão e Plotino em seu pensamento, e não importa o quão fiel e cristão ele tenha se tornado, “ele nunca perdeu completamente o impulso de questionamento filosófico.” (ARENDT, 1996, p. 3).

A primeira parte da dissertação da autora  designada como “Amor como desejo: o futuro antecipado”, dentro de uma perspectiva filosófica e em continuidade do pensamento helênico, não podia ter melhor título, uma vez que não é o amor no presente, mas o “futuro antecipado”, algo que se espera ter como, como meio de alcançar a felicidade.

Este amor chamado cupiditas é moldado por uma “ânsia desejosa, quer dizer, appetitus”, porém também a caritas possui este aspecto de desejo “futuro”, mas é um amor livre.

Pergunta Agostinho em Confissões: “O que eu amo, quando amo o meu Deus?” (Confissões X, 7, 11 apud Arendt p. 25), talvez a questão central de seu pensamento, e responde: o amor por Deus pode se relacionar com o amor próprio, pois o homem pode amar a si mesmo da maneira correta amando sua própria essência, enfim encontra em seu próprio Ser o amor eterno.

O amor ao próximo, ou o amor social, desenvolveu a autora: o homem deve amar o seu próximo como criação de Deus: […] o homem ama o mundo como criação de Deus: “no mundo a criatura ama o mundo tal como Deus ama. Esta é a realização de uma autonegação em que todo mundo, incluindo você mesmo, simultaneamente recupera sua importância dada por Deus. Esta realização é o amor ao próximo”. (ARENDT, 1996, p. 93)

Agostinho difere a polis da cidade de Deus, nome de outra obra sua, e esclarece Arendt: “Essa defesa é a fundação da nova cidade, a cidade de Deus. […] Essa nova vida social, que é baseada em Cristo, é definida pelo amor mútuo (diligire invicem)” (ARENDT, 1996, p. 108).

Assim a obra de Agostinho é filosófica, teológica e política, embora se ignore este aspecto.

ARENDT, Hannah. Love and Saint Augustine (O amor em Santo Agostinho). Chicago: University of Chicago Press, 1996.

 

Comentários estão fechados.