RSS
 

Morre Dennis Ritchie, pai da computação atual

14 out

Desconhecido para muita gente, sem ele não haveria a linguagem C da qual foi criador e o sistema operacional Unix, de onde derivou o Linux, fundamental para o movimento Open Source, assim ele antecede a Bill Gates, Stevie Jobs, Richard Stallman.

De uma personalidade humilde e muito simples referia-se assim sobre suas duas principais criações: “O C é peculiar, falho e um enorme sucesso”, e sobre o Unix: “É muito simples, só precisa de um gênio para compreender a sua simplicidade”.

Oito das dez linguagens de programação de hoje (dados do Tiobe) são derivam diretamente da sintaxe do C, incluindo a linguagem número 3, que é o C++, ela própria uma “versão” do C. Nenhuma a linguagem gozou de tão alto nível de popularidade por tanto tempo, projetada em conjunto com Ken Thompson, a linguagem era apenas para programar o sistema operacional, por causa dos hobbistas da década de 70, como Bill Gates e Stevie Jobs, ela se popularizou.

Conhecido como “dmr” ele faleceu no final de semana passado após uma longa enfermidade, no sábado (08/10) aos 70 anos de idade em sua casa em Murray Hill, New Jersey, EUA.

Descanse em paz, Dennis Ritchie.  Os programadores da década de 70 e atuais agradecem muito a você.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.