RSS
 

Arquivo para July 25th, 2011

Tecnologia 3D substitui fogos em Santiago de Compostela

25 Jul

Apesar da crise financeira e das preocupações políticas que o governo da Espanha está imerso, foi feito um show 3D  na Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela, famosa pelo caminho místico de Santiago, e região de muitas peregrinações.

Ao contrário do que normalmente se faz, desta vez foi dispensada a queima tradicional de fogo na frente da catedral de Santiago de Compostela e os organizadores optaram por uma instalação multimídia 3D que proporcionou ao publico  público uma viagem pela história da templo.  O show 3D custou quase 400 mil euros.

Pela primeira vez na história os fogos foram substituídos por uma tecnologia tridimensional aplicada em projeção à catedral e momentos de entorno numa técnica denominada “mapping”, que permitiu ter a percepção de movimento de realismo e sensação de volume.

O território que atualmente está a catedral foi um povoado romano, que tem o nome romano de Asseconia,e existiu entre a segunda metade do século I e o século V, entre os anos 820 e 835 foram descobertos os restos mortais que acredita-se serem do apóstolo São Tiago Maior, que andou pela região pregando o Evangelho, de onde se tem a origem também do “caminho de Santiago”.

O show foi acompanhado ao vivo por milhares de pessoas no dia de ontem e abriu o dia 25 de julho, que marca o Dia da Galiza, região da qual Santiago de Compostella é capital.

Para os milhares de pessoas viram a cobertura do show ao vivo na Obradoiro junto a milhares de pessoas, tiveram uma vista privilegiada da fachada da catedral, e também do encosta Pedroso, um monumento ao lado.

No ano 1075 deu-se o início da construção da catedral de Santiago refletindo, o que refletiu de imediato um aumento da peregrinação à Compostela, definindo-a como um lugar de referência religiosa para cristãos da Europa.

Mas os fogos de artifício não foram totalmente abandonados, preparado para esta noite vai ser repetido em menor escala, por cerca de 15 minutos nesta segunda de manhã, entre os dias 25 até o sábado 30 de Julho, às 23:30 horas, na mesma praça Obradoiro.