Arquivo para December 7th, 2011
O garoto propaganda Papai-Noel, o mítico e o real
Em 1862, no auge da guerra civil americana, o cartunista Thomas Nast teve a ideia de criar uma figura de um elfo que durou 30 anos e aos poucos o casaco foi mudando de cor.
Na década de 1920 a Coca-Cola Cola® começou uma campanha publicitária com anúncios relacionado a figura de Santa Claus (o Papai Noel americano) com impressões em revistas como o Saturday Evening Post, e 1930 em nova aparição o artista Fred Mizen pintou uma loja de departamento de Santa Claus que recebeu uma multidão para beber uma garrafa de Coca-Cola ®. Aos poucosa figura mitica foi transformando a festa do nascimento de Jesus num lucrativo negócio de presentes e muita comida, mas ao menos conservando o ambirente de busca da paz e da fraternidade.
Mas há uma história mítica de Papai Noel, ela tem origem com o poeta Clement C. Moore, que escreveu um poema de uma visita do Santo Nicolau em 1822, que no poema chamado A visit from Saint Nicholas, no poema ele entra e saiu pela chaminé de uma casa e diz antes de partir: “Feliz Natal, Boa Noite a todos”, e que em 1931 foi adaptado por Fred Mizen em 1930 criando a figura atual do velhinho de vermelho.
Eis um pedaço do poema (traduzido livremente):
Old Santeclaus with much delight Velho Papai Noel com muito prazer
His reindeer drives this frosty night. Vem dirigindo suas renas na noite fria
O’er chimney tops, and tracks of snow, Vai pelas chaminés e trilhas na neve
To bring his yearly gifts to you… trazer seus presentes anuais para você …
Mas esta história cria a ligação com a verdadeira origem que é São Nicolau, a data de comemoração pela igreja católica é o dia 06 de dezembro. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor.
Tornou-se sacerdote da diocese de Mira (Turquia) onde mais tarde tornou-se bispo, a única história de presentes conhecida é a de três pobres moças que não tendo os dotes para o casamento foram aconselhadas pelo próprio pai, a prostituição, Nicolau sabendo disto, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes.