RSS
 

Arquivo para agosto 1st, 2012

Estudo mostra pouca inclusão digital

01 ago

É o que mostram os resultados de uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, que colocou o Brasil no 72º. lugar no ranking mundial, segundo o portal Terra, curiosamente localização bem parecida ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) atualmente 73º. no hanking mundial.

O trabalho coordenado pelo professor Marcelo Neri, foi publicado hoje e mostrou que 51,2% da população têm acesso à internet, computador em casa, telefone fixo ou celular, que é acima da média global dos países avaliados, que é de 49,1%, mas atrás de países como: como Kuwait (86,5%), Emirados Árabes (85,75%), Venezuela (63,2%), Chile (56,5%), Argentina (55,2%), Uruguai (55,2%), China (53%) e Colômbia (52%).

Também foram pesquisados 5.550 municípios brasileiros, estados, capitais, distritos e bairros e em parceria com a Fundação Telefônica, e os resultados são também curiosos, o chamado Índice de TIC (ITIC), em muitas cidades, revelando a capital com maior índice Florianópolis (77,1%), sendo a cidade com menor índice Fernando Falcão do Maranhão, com 3,7% e a cidade com maior índice é São Bernardo do Campo com 82,6%.

O resultado é curioso porque Santa Catarina é também a segundo Estado com maior IDH atrás somente do Distrito Federal e na frente do Estado de São Paulo, enquanto o Maranhão é o segundo estado com pior IDH à frente somente das Alagoas.

O estudo mostra ainda a relação da inclusão com a felicidade, segundo a pesquisa a cada avanço de 10% do ITIC, corresponde a 2,2% de incremento na felicidade, embora o Brasil seja um dos países com menor ligação entre felicidade e acesso à comunicação.

A nosso ver seria importante também uma relação, que parece haver entre ITIC e IDH.