RSS
 

Debate sobre abertura do código do Android

08 Apr

O Android foi um sistema operacional desenvolvido para os gadgets usaremTela do Android 3.0 entre outras coias mais facilmente o Google e incorporarem as redes de relações sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e e outras aplicações como GPS por exemplo.

Inicialmente feito com código fonte protegido, depois abriu para a comunidade open-source, mas agora a comunidade debate as vantagens e possibilidades de abertura deste código, o blogueiro e consultor Gerhard Mack observa para a LinuxInsider que “eles estão preocupados que o seu código não será estável em outros dispositivos. Infelizmente, eles subestimam o que a comunidade poderia fazer para eles se abrissem o código. Existem muitos programadores amadores, que adoram brincar com os celulares e que fazem check-in de correções quando necessárias. ”

Os desenvolvedores de código aberto, como a Android-Alliance fazem questão de afirmar que não tem nada contra o código fechado, porem as criticas a fragmentação do código do Android vai sendo observada por desenvolvedores, parecendo seguir um caminho como o Unix antes da rede de desenvolvimento ter adotado o Linux e ter feito a revolução que fez.

O recente anúncio da empresa que iria atrasar a distribuição de seu código-fonte do HoneyComb (o Android 3.0) para os programadores de fora, ajudou a  manchar a imagem do Android “aberta ” para alguns olhares.

Assim, as “cláusulas de não fragmentação” do Google, teriam sido pela adição de licenças para o Android, dando-lhe o direito de aprovação para quaisquer alterações feitas no seu código.

Moral da história? Mentes questionadoras, da blogosfera Linux em especial, estão se perguntando se o Android realmente é aberto

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.