RSS
 

Quantos livros existem no mundo?

09 Aug

De acordo com o blog  npr.org, o engenheiro de software Leonid Taycher afirmou que os engenheiros do Google desenvolveram um algoritmo para contar todos os livros do mundo através de metadados de catálogos, bases de dados, bibliotecas e empresas, excluindo livros em duplicatas, texto que não são livros, folhetos e simples comunicações.

O algoritmo calculou o número 129.864.880 títulos, pelo dia e hora de postagem, ao meio dia e 11 minutos do dia 06 de agosto, porque com certeza a cada hora deve-se publicar pelo menos um novo livro no mundo e com uma nova medição, em breve teremos com certeza esta velocidade de impressão (livros/hora).

Taucher afirmou que: “Quando você é parte de uma empresa que está tentando digitalizar todos os livros do mundo, a primeira pergunta que você começa frequentemente é: Quantos livros existem lá fora?”

A segunda pergunta inevitável é:  “O que lhe dá o direito de digitalizar e tornar pesquisáveis milhões de livros?”.

Segundo notícia do New York Times, em fevereiro o projeto do Google de criar uma grande biblioteca mundial on-line havia sofrido um duro golpe com a sentença dada pelo Departamento de Justiça americano a um grupo de editores e autores que haviam sofrido sérios prejuízos com a digitalização dos livros.

De acordo com o jornal americano, em nome do grupo de editores e da Google, o porta-voz Gabriel Stricker afirmou que a sentença de acordo do Departamento de Justiça “reconhece os progressos realizados com a revisão do acordo, e que mais uma vez reforça ovalor de poder prever o desbloqueio do acesso a milhões de livros nos E.U.A.”   

O porta voz afirmou ainda que o Google espera que a fiscalização do Tribunal do departamento e dos apoiantes da transação continuem para garantir a legitimidade da publicação de livros on-line.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Tweets that mention Quantos livros existem no mundo? « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia, Noosfera e cibercultura -- Topsy.com

    Tuesday August 10th, 2010 at 10:25 AM

    […] This post was mentioned on Twitter por Alexandre Berbe e Suzelayne Azevedo, Hilton Fernandes. Hilton Fernandes diz: Quantos livros existem no mundo?

     
  2. Tweets that mention Quantos livros existem no mundo? « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia, Noosfera e cibercultura -- Topsy.com

    Tuesday August 10th, 2010 at 10:25 AM

    […] This post was mentioned on Twitter por Alexandre Berbe e Suzelayne Azevedo, Hilton Fernandes. Hilton Fernandes diz: Quantos livros existem no mundo?