RSS
 

Cloud Computing ajuda custos em empresas

12 Nov

Segundo o diretor de tecnologia da NEC Corporation, Shinya Kukita, apesar do receio de muitas empresas sobre segurança e privacidade dos dados, a tecnologia de computação em nuvem é algo inevitável em sua aplicação para empresas.

No evento Futurecom2010, um grande evento de TI e telecomunicações da America latina, o diretor da NEC anunciou ainda uma parceria iniciada a 6 meses com a Espanhola Telefônica que atua também no Brasil.

O impacto desta tecnologia já é visível também em outros espaços como no jornalismo, noticiado pelo Observatório de Imprensa,  aplicativos do Google,  na Amazon App Store e que segundo a Computer World podem ser divididas em 11 categorias.

Mas ele pensa que o problema maior não é este, mas a reputação se deve a falsos conceitos, conforme este diretor: “As mentiras criam uma reputação equivocada do que realmente é o sistema de computação em nuvem. As empresas não precisam ter medo da tecnologia, pois ela é completamente segura quanto ao tráfego dos dados”, e as diferenças entre as nuvens públicas e privadas quanto a segurança são pequenas, exemplifica com o caso do Google, altamente pública e difundida, sobre ela disse:  “Eu acho que a nuvem pública é mais do consumidor do que da própria empresa”, pois as nuvens públicas são mais baratas, porém as privadas possuem nível de tecnologia superior e, de fato, são ainda mais seguras.

Para  Kukita o objetivo do cloud computing nas empresas é gerar uma redução de custos, reduzindo cerca de 55% dos seus desktops para o uso virtual, por exemplo, trabalhando em casa. Ele explicou que se pode ligar muitas máquinas ao mesmo sistema desde  que o servidor que esteja na nuvem.

A computação em nuvem significa o uso de serviços de armazenamento de dados em qualquer parte do mundo, a qualquer hora sem a necessidade de instalação de programas, assim o acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – porisso o nome  de computação em nuvem, que segundo o instituto Gartner (conforme a revista Info) ré uma das três mais importantes tendências para os próximos 5 anos,  o uso desse modelo (e ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas locais ociosas e caras.

A previsão da pesquisa deste instituto pode ser verificada pelas facilidades e vantagens que esta tecnologia trás, por exemplo, exemplo as ferramentas de e-mail, no formato habitual as mensagens são armazenadas no software de correio eletrônico, na memória do computador.

Como os e-mails são baseados na Web em outro servidor será possível acessar a partir de qualquer ponto da rede, isto é, na nuvem.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.