Arquivo para February 4th, 2011
Atualidade das redes sociais e suas motivações
Através de redes sociais, as pessoas podem criar e cultivar suas redes de amigos online ou membros do seu grupo, circulo de relacionamento pessoal ou profissional, ou ainda simplesmente para manter contato com amigos, reencontrar velhos amigos sendo portanto muito real.
A maioria dos sites de redes sociais também oferecem recursos adicionais de socialização do discurso, tais como chats, blogs e fóruns, os membros podem se expressar através de sua página de perfil para refletir a sua personalidade, suas opiniões e gostos. Diferentemente das mídias verticais que só um diz o que pensa e eventualmente comenta o pensamento de outra pessoa.
As características mais populares de gostos extras incluem seções de músicas, vídeos e algumas vezes links para outros sites. Os membros das redes partilham e lêem biografias de seus artistas favoritos de livros, revistas, da música a partir da página de perfil do artista, bem como disponibilizam suas músicas favoritas ou seus vídeos musicais.
Os vídeos podem incluir todo tipo de coisas, como clipes amadores, de TV ou trailers de filmes.
São três as principais informações nas redes: os perfis, onde expressam seus sentimentos e pensamentos, expõem suas fotos e mostram suas relações; os mecanismos de segurança onde organiza os seus critérios e privacidade de acordo com as relações, mecanismos de buscas e ligações com amigos na rede e recursos adicionais para musicas, vídeos, musicas etc.
Embora sejam populares redes sociais de relacionamentos, tais como MySpace, Facebook e Bebo (para partilhar vídeos e musicas), também são usadas profissionalmente outras redes sociais como a proprietária Ning e as open source tais como: SocialEngine, Igloo, Boonex e muitos outros.
O ranking podem das redes podem ser encontrados no TopTenReviews onde os critérios utilizados são também o de Redes Sociais ou seja a qualidade e a profundidade das relações sociais.
Segundo o blog Nielsenwire o Brasil é campeão no uso das redes sociais com 86% dos usuários da Web, seguido da Italia, Espanha, Japao, com os Estados Unidos apenas em 5º. Lugar e o Reino Unido em 6º.
O fenômeno das redes sociais online tornou-se extremamente popular com o Orkut no Brasil, MySpace e Facebook no resto do mundo mas, evoluiu para incluir mais do que um estereótipo do adolescente isolado e fechado olhando para expandir sua rede de seus amigos online, esta visando preconceituosa tem tempo contado.