RSS
 

Covid: Média móvel de mortes cai e novas preocupações

07 mar

A média móvel de mortes por Covid vem caindo, mas devemos lembrar que chegou próximo a 100 quando voltou a subir com a Ômicron, embora menos letal o relaxamento nos protocolos e a alta infecção da variante propiciaram um novo aumento.

A queda é real, porém o perigo do relaxamento nos protocolos é porque o vírus circulando, lembre-se que há muitos casos de assintomáticos, a possibilidade de novas cepas pode voltar a agravar o quadro, a própria OMS alerta e vem monitorando para estar atenta a este alerta.

O número de casos por infecção também caiu para abaixo dos 40 mil novos casos, apesar da média móvel estar caindo, não está descartada nova Cepa do vírus, as variantes BA.2 que é chamada de furtiva ela só permite que seja detectado o resultado positivo ou negativo, com o teste PCR normal, sem distinguir as variantes.

A detecção e monitoramento das linhas é importante para verificar e prevenir novas variantes, até o momento as variantes da ômicron: BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1.529 segundo dados da OMS são as dominantes em 99% dos casos atualmente.

Há tempos os cientistas alertam que quanto mais o vírus circular, maiores as chances de mutações, porém a ômicron menos letal não está sendo considerada neste caso, e isto é uma preocupação, além de aumentar a cobertura vacinal global (reduz a circulação do vírus) também os protocolos são responsáveis por frear a circulação do vírus, pois esta cepa também pode estar entre vacinados.

E preciso frear a circulação ou pode-se ter surpresa em novas mutações do vírus.

 
 

Tags: ,

Comentários estão fechados.