RSS
 

Arquivo para setembro 14th, 2022

O que é o dinheiro

14 set

Até chegar a forma que conhecemos hoje, o dinheiro passou por diversas mudanças, no início, os historiadores dizem que por volta do Século VII a.C. surgiram moedas em ouro e prata, que tinham um valor equivalente as mercadorias que eram compradas, assim evita-se a difícil troca direta de mercadorias, economia rudimentar chamada de escambo.

Na Idade Médica, surgiu o costume de guardar moedas com ourives e, como garantia eram entregues um recibo, esta é a origem do “papel-moeda” ou dinheiro em papel como conhecemos hoje, para evitar a falsificação o tipo de papel e de impressão foi ficando mais sofisticado.

Os guardadores de ouro são a origem dos bancos modernos, assim eles tinham o “lastro”, o equivalente em ouro do valor da mercadoria, e pessoas endividadas podiam entregar seus bens em joias, outro e prata para penhora, uma espécie de garantia que pagariam no futuro a dívida.

O equivalente em mercadorias era chamado de lastro, e o valor que cada mercadoria possuía depende de sua cotação inicialmente eram negócios feitos em portos ou em locais onde os compradores de mercadorias iam para negociar, a forma moderna são as bolsas de valores.

Tendo os bancos os reais valores em ouro e prata podiam oferecer crédito aos compradores e investidores tanto para produzir mercadorias quanto para pagarem dívidas ou fazerem algum tipo de investimento em mercados que acreditam serem promissores, com o universo eletrônico e digital surgiram os cartões de crédito, versão moderna das cartas de crédito dos tomadores de crédito em bancos.

O mercado financeiro se sofisticou e ele próprio hoje é um tipo de “mercadoria”, nações mais fortes passam a ter uma “moeda” mais forte, na prática porém isto não tempo um equivalente ou um valor exatamente correspondente em mercadorias e isto leva uma financeirização do mercado.

O próprio dinheiro-moeda, ou seu equivalente, passa a ter um valor que muitas vezes é artificial e isto entra em jogo nas guerras comerciais do mundo inteiro, assim por exemplo, a Rússia quer receber pela venda do seu gás e petróleo o equivalente em rublos (moeda russa) e não em dólar ou euro (moedas americanas e europeia, respectivamente) e isto é a comoditização.

Seria um retorno aos valores iniciais dos equivalentes aos escambos, uma reorganização de toda a economia mundial em valor equivalentes de mercadorias, e isto continuaria sendo livre comércio.