RSS
 

Redes Sociais investigam “consenso”

10 set

É claro que redes sociais em geral desenvolvem dissensos,  a maioria das opiniões particulares nem sempreRedesSociais devem convergir para um consenso ou mesmo uma “crença”, quando fatores subjetivos estão influenciando determinada posição para a qual um “cluster” (grupo) da rede está tendendo.

Um modelo computacional foi desenvolvido para estudar um modelo no qual um agente inteligente poderá indicar a tendência para algum consenso ou “crença” em redes sociais, o estudo foi desenvolvimento pela Universidade de Miami, conforme notícia do site da universidade.

O diretor do projeto professor U.M. Kamal Premaratne, afirmou que “o novo modelo nos ajuda a entender o comportamento coletivo de agentes adaptativos, sejam eles: pessoas, sensores, bancos de dados ou entidades abstratas – através de padrões de comunicação que são característicos em redes sociais”.

Os dados consultados pelo modelo incluem aquilo que podem modelar opiniões, e como estão opiniões vão sendo atualizadas, e quando podem chegar a um consenso, e assim o modelo tem também a capacidade de verificare incertezadas ligados a dados leves quando combinados a dados concretos, e assim o professor destacou “nosso estudo leva em conta as dificuldades associadas com a natureza não estruturada da rede”, que é o que não se compreende quanto a dinâmica da rede, esta dinâmica não significa que não possa caminhar em direção a uma consenso ou uma forma de crença.

Assim “ao usar um novo” mecanismo de atualização de crença, “nosso trabalho estabelece as condições em que os agentes podem chegar a um consenso, mesmo na presença destas dificuldades.” e o professor  Premaratne afirma que a nova pesquisa tem consenso compatível com uma estimativa confiável da verdade terrestre e este reforça a credibilidade de um agente inteligente, e a opinião consensual fica mais perto de opinião do agente.

Os dados completos da pesquisa estão no número de agosto da revista do IEEE Journal of Selected Topics in Signal Processing.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.