RSS
 

Eclipse, sombra e penumbra

12 out

Vimos aspectos históricos e místicos do Eclipse anular, agora nos fixemos só no fenômeno.

O Eclipse é um fenômeno natural que ocorre quando um corpo está dentro de uma região de sombra provocada por outro corpo que possui luz suficiente para reduzir a luminosidade, no caso do eclipse solar, o Sol é o astro luminoso e a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, produzindo uma sombra sobre a Terra.

Para que a Lua projete uma sombra sobre a Terra ela deve estar na fase de Lua Nova, que é quando ela está entre o Sol e a Terra e possui um leve semi-arco em uma de suas bordas.

Para entender melhor como ocorrem os eclipses, precisamos conhecer os conceitos de sombra e de penumbra.

A sombra é quando a partir de uma fonte pontual de luz (ou seja, suas dimensões podem ser desprezadas como se fosse um único ponto) ela se projeta sobre um objeto intermediário menor que produzirá uma sombra sobre o objeto maior, esta sombra também pode ser chamada de umbra.

Já a penumbra existe uma fonte extensa de luz, que deve ser levada em conta quando a fonte de luz é muito grande ou está próxima do objeto, no caso do Sol ele é suficientemente grande para produzir, a partir da luz sobre a Lua, uma sombra e uma penumbra sobre a Terra (figura).

Assim os raios de luz não saem de um único ponto, devido as dimensões do Sol, mas de diversos pontos, assim haverá uma região em que produz uma sombra, mas outras com iluminações parciais que produzem alguns tons de penumbra.

 

Comentários estão fechados.