Arquivo para julho 20th, 2023
O povo se cansa e não acredita mais
O retorno a terra das tribos de Israel não será fácil, mas é para fugir da opressão do Egito, nação que enfrentará as famosas “pragas do Egito”, que são bíblicas, mas também históricas: a peste, a guerra e a decadência e a fome, episódios comuns nas decadências dos impérios.
Diz a passagem da narrativa do Êxodo (ex 3:17): “E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel”, vemos no mapa como era Canaá na época.
A longa jornada e a escassez de alimentos, comiam um alimento caído do seu que chamavam de maná e faltava também água, em um lugar chamado Massa e Meriba, onde o povo começa a discutir e “tentar o Senhor” questionando: Está o Senhor no meio de nós ou não?
É quando Moisés sairá em busca de água numa inspiração profética.
Ali Moisés consegue “ferir a rocha”, de alguma forma destruiu uma rocha na montanha e encontrou água, mas depois veio a batalha com os saqueadores amalequitas (Êxodo 17:1-16), embora a literatura indique a proximidade de Horeb ao sul, o local provavelmente era bem mais ao norte, porque o local da Batalha Refidim (que significa local de descanso) deve ser bem mais ao norte, na ponta Mar Vermelho, próximo ao Monte Sinai (Êxodo 15,17-22).
Durante a batalha Moisés deve ficar com o cajado levantado. Porém com sua idade avançada o braço vai se curvando, e é preciso apoiar o braço dele para que os israelitas vençam a batalha.
Em tantas vezes estas guerras aconteceram, a história diz que a primeira delas foi a batalha entre suméricos e Umma (por volta de 2.700 a.C.), as guerras do Egito, depois vieram os persas e as famosas guerras púnicas (gregas), o império romano, as batalhas medievais, a guerra dos cem anos e as duas guerras mundiais, as guerras menores de impérios e colônias.
Se aprendêssemos não apenas com as histórias escritas, mas também com as cosmovisões (elas que estabeleceram os ciclos: peste, guerra e fome) e acreditássemos de fato numa possibilidade de paz universal, não a da pax romana que é a submissão a um império, respeitar as culturas e povos de diferenças raças e credos, um verdadeiro processo civilizatório poderia ser construído.
A ideia que quem quer a paz se prepare para a guerra, não é humanitária e ainda persegue a cabeça dos homens e dos líderes com sede de poder.