Arquivo para julho 27th, 2023
Caminho, teofania e aliança
A narrativa histórica, aquela feita pela historiografia oficial, narra os fatos jornalísticos como eles acontecem, vê o caminho apenas como teoria e método, a manifestação divina como uma evolução histórica, e a aliança com Deus como ilusão religiosa.
A evolução e queda da civilização anterior a semítica, fato é que depois do filho de Noé (?) Sem uma civilização surgiu e evoluiu na antiga mesopotâmica dos Caldeus, dali partiu Abrão até chegar e ter o filho Isaac prometido por Deus Isaac e com ele fez uma aliança, e muda seu nome para Abraão, porque terá tantos filhos como as estrelas do céu (Gênesis 17,1-4) e de fato três grandes religiões o invocam como “pai da fé”.
Na história estarão próximos da grande civilização egípcia, e sairão dali no período do início de sua decadência.
Assim, este ciclo se repetirá com Moisés, devido a fome os hebreus migram para o Egito no tempo das 12 tribos de Israel (Jacó, filho de Isaac, que tomou o lugar de Esaú, teve a luta com o anjo), José vai para o Egito e depois os hebreus passam a viver uma viver a escravidão, lá Moisés recebe nova missão de partir para Canaã, e também haverá a manifestação divina no Sinai e nova aliança (Êxodo 19,11): “e estar prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai”.
Assim ocorre nova Teofania e nova aliança com Moisés recebendo as tábuas da Lei, quase chegando em Canaã e vendo-a de longe Moisés morre e Josué recebe a missão de levar o povo até a terra prometida, na arca da aliança (foto ilustrativa, a arca se perdeu) serão colocados um vaso com maná comida misteriosa que o povo comia no deserto, o cajado de Arão e a tábua dos 10 mandamentos).
Deste momento até o nascimento de Jesus vale a lei e os profetas, para os cristãos a nova aliança se faz com o anuncio do Evangelho (a boa nova) e a nova aliança é Deus no meio de seu povo e seu próprio guia.
Assim hoje a arca não é mais necessária, já houve uma manifestação do profeta Jeremias (Jeremias 3:16) mesmo antes do nascimento do Messias.