RSS
 

Arquivo para março 24th, 2022

A paz possível

24 mar

A pax romana significava a submissão dos povos dominados ao império romano e o fim da resistência, o que na verdade não é paz porque não há o fim da opressão de um povo e isto significa que de alguma forma irá persistir algo tipo de revolta que vai explodir em nova guerra.

Assim é necessário algum tipo de reconciliação em que ambas as partes não se sintam que a sua digna existência como povo ou nação, um povo dentro de limites territoriais e políticos, possa ir em frente gozando da liberdade de expressar seus costumes e valores.

O cessar-fogo é o fim, ainda que temporário, das hostilidades, é ele que abre caminho para um possível diálogo ou reconciliação, onde concessões serão analisadas de ambas as partes, quando não há uma possibilidade clara deste diálogo, a única forma de estabelecer a paz é uma terceira força que entra no conflito sem o desejo de hostilizar nenhuma das partes, mas detê-las.

O problema é complexo, porque numa polarização extrema não há uma força confiável de paz, e é muito difícil que os dois lados beligerantes a aceite, e isto pode não apenas alimentar mais ainda a guerra como pode acelerar um processo de torná-la extensiva a outros países fora do conflito.

Por razões humanitárias, mesmo que este risco exista, é a única paz possível, correndo o risco de extrapolar a guerra para fora de seus limites, no entanto colocá–la nos limites se torna imperativo quando há um risco de hostilidades tão amplas que possam afetar os mais caros princípios humanos.

A atual escalada que nos coloca a beira deste abismo é o caso, porque o risco de uma onda ainda maior de violência fora dos limites dos três países em conflito (a Bielorrússia está em guerra) não é só uma possibilidade, a Polônia começa a se envolver e as fronteiras da OTAN como a se preparar.

A ONU não tem força política suficiente para ser esta força, é preciso criar um bloco de certa forma “neutro” (numa guerra isto é quase impossível) que possa colocar forças militares enviadas para a região do conflito e força um cessar-fogo, esta é a paz possível.

A paz desejável é um acordo entre as partes conflitantes, isto parece a cada dia mais distante.