RSS
 

Arquivo para janeiro 1st, 2023

Qual seria a possível ofensiva da Ucrânia

01 jan

Enquanto as negociações de paz não saem da estaca zero, Rússia e Ucrânia traçam suas estratégias, a Russia continua a fazer bombardeios esparsos em todo território ucraniano, no final de semana passado foi na cidade de Uman, centro sul da Ucrânia.

Em setembro do ano passado enquanto russos esperavam ataques no sul próximos a Kherson, a Ucrânia atacou a nordeste próximo a região de Lugansk e Donesk, tudo indica que a grande ofensiva Ucraniana deverá seguir tática semelhante, a Russia retirou suas bases militares da região da Criméia (conforme mostram imagens de satélites), então espera -senovo ataque ao norte, mas será.

Seria lógico pelo confronto anterior, as sangrentas batalhas de Soledar e Bakhmut na região de Dontesk e Luhansk, que a grande ofensiva da Ucrânia prometida para a primavera (aqui no sul nosso outono), que o ataque poderia ser lá, mas tudo indica que poderá ser ao sul.

O problema grave é qual seria a reação russa a um novo avanço ucraniano ? Pode passar dos limites de uma guerra convencional? pior cenário ainda a Finlândia e Suécia lançarem uma ofensiva antecipando um provável ataque russo.

Não se trata de fatalidade bélica, sempre e todo conflito é evitável, a questão é colocar esta ou aquela população em risco de uma guerra total e não pensar no provável revide, afinal é sim verdade que a Ucrânia foi ao extremo por ter seu território invadido, do outro lado valerá o mesmo.