RSS
 

A lógica da narrativa bíblica

02 ago

A narrativa histórica quase sempre mostra a mudança de mentalidade e da lógica da guerra, do poder e da conquista de bens e imposição de uma cultura sobre a outra, a narrativa mística, na maioria das vezes procura avançar a mentalidade do processo civilizatório tanto pela ação humana como pela intervenção divina.

Sempre que um povo promove a opressão humana, material e espiritual tende a decadência e a ruptura civilizatória, assim aconteceu com a cultura semítica, a cultura egípcia nos primórdios da civilização humana.

A narrativa mística e espiritual dos povos analisa estes ciclos de outro ponto de vista, há uma promessa divina não apenas no plano divino, mas também humana, assim para Abraão era a terra prometida e o nascimento de seu filho, onde acontece uma teofania, uma manifestação (ou aparição) divina e finalmente uma aliança.

A promessa a Abraão era não apenas o nascimento de seu filho, mas após nascer Isaac a teofania acontece com a promessa de ele herdar tantos filhos quanto as estrelas do céu e a aliança se cumpre pois Abraão é considerado de pai da fé para três grandes religiões monoteístas: cristãos, judeus e cristãos de hoje.

De Isaac nascem as doze tribos de Israel através de seu filho Isaac, porém por inveja os irmãos vendem José ao Egito, que tinha dons e em sonhos lhe é revelada a promessa que ele seria líder das tribos, mas de inveja os irmãos o vendem ao Egito e a promessa divina se cumpre com o período de escassez em que os irmãos vão ao Egito comprar alimentos.

Não há uma Teofania explícita devido a maldade que fizeram com José, mas Jacó depois de lugar com o anjo consegue o perdão divino e depois o perdão do irmão Esaú.

O Êxodo os hebreus recebem a promessa do retorno a sua terra Canaã, porém a Teofania não se realiza nem na sarça ardente quando ocorre a promessa, nem na Tábua da Lei (os dez mandamentos) e sim quando Moisés realiza uma sala de reunião para o contato divino.

Na narrativa de Êxodo podemos ler que Moisés havia armado uma tenda ao longe (Ex. 33:7) “ fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía pra a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento” e será após esta Teofania e ter recebido as Tábuas da Lei, que será constituída a “arca da Aliança” onde serão colocados o cajado de Arão, um vaso com o Maná que alimentou o povo no deserto e as tábuas da Lei.

Há sempre nas narrativas uma teofania ou uma teogonia (Hesíodo, por exemplo), como no caso da filosofia grega, que é um deus antropomorfo e diverso, entretanto, a teogonia pela sua característica é só a manifestação de crenças e desejos humanos.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.