RSS
 

A escalada das guerras

08 jan

Embora ainda não possa declarar como uma guerra mundial, a interferência de Rússia e Estados Unidos em várias guerras no planeta já é aberta e declarada, a Ucrânia sobre forte ataque aéreo em todas regiões emitiu alerta nesta segunda feira sobre estes ataques, na Palestina as notícias dizem que acima de 70% do território está inabitável devido a guerra.

No oriente segue a tensão, o ditador da Coréia do Norte considera-se em guerra com os Estados Unidos e no sábado (06/01) foram observados mais de 60 disparos de artilharia na fronteira com a Coréia do Sul, a tensão na área é crescente, e há navios americanos próximos.

A motivação de Kim Jon-Um foi o exercício naval próximo as ilhas Baengnyeongdo e Yeongpyong, região fronteiriça entre as Coreias  (mapa acima) embora a resposta da Coréia do Norte possa ser pensada como defensiva, a declara de Kim foi de guerra aberta com os EUA, a postura belicista do presidente conservador sul-coreano Yoon Suk-yeol tensiona a relação com a Coréia do Norte, que o chama de “gângster”.

Os Estados Unidos não descartam uma intervenção aberta no Leste Europeu, a China mantem reservas, mas declara sempre que a ilha de Taiwan é uma província rebelde e considera-a como parte do território chinês, é uma declaração que uma inevitável defesa americana e provável do Japão na área, significaria a entrada também da China na guerra, este cenário é de uma terceira guerra mundial, e estamos num limiar muito frágil desta possibilidade.

Do ponto de vista econômico, a estrada no Brics de países como Egito, Arábia Saudita, Irá e Etiópia é também causa de tensão, uma vez que os países árabes se aliam aos socialistas.

Não há mais como ignorar o nível de tensão mundial para 2024, embora as esperanças sempre se mantenham naqueles que desejam sinceramente a paz, e não a usam como retórica bélica.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.