RSS
 

Um novo front de guerra

15 jan

O medo que a guerra entre o Hamas e Israel incendiasse a região do oriente médio aos poucos vai se confirmando e escalado, os bombardeios realizados por forças ocidentais (EUA, Reino Unido e Holanda) na região do Yêmen, onde o movimento extremista Houthi tem suas bases.

O grupo é alinhando ao Irã, e a região é uma das mais pobres do planeta, e os Houthis mantem o controle sobre navios de bandeira internacional que navegam pelo mar Vermelho, local estratégico para forças militares na região (veja o mapa).

No passado distante chegou a fazer parte do Reino de Sabá, a mais de mil anos, sendo mencionado inclusive no Genesis, e também no Alcorão, mais recentemente por ter chuvas mais que outras regiões dos países árabes tinha uma boa agricultura, cuja plantações de cafés é de onde vem o tipo de café arábico, e chegou a ser chamada de Arábia Feliz juntamente com Omã no período em que tribos sedentárias desenvolveram uma economia agrícola.

Chegou a dividir-se em Yêmen do Norte e do Sul, período em que uma região tornou-se de domínio comunista, porém voltou a se reunificar e no período da primavera Árabe o país entrou em uma grande instabilidade política e social, mergulhando em uma sangrenta guerra civil, que segundo dados da ONU deixou 22 milhões pessoas em situação de vulnerabilidade.

As incursões militares dos EUA e Reino Unido na região eleva a tensão com os países árabes e pode provocar uma escalada militar ainda maior na região.

Outro polo de tensão foi a eleição em Taiwan do candidato do Partido Democrático Progressista (PDP), Lai Ching-te, de 64 anos, ele alcançou 40,1% dos votos contra Hou Yu-ih (Koumintang, KMT) com 33,5% e Ko Wen-je (Partido do Povo de Taiwan, PPT) com 26,5%, sua eleição representa a aprovação de uma política nacionalista contrária a China, Lai era vice da atual presidente.

Segue a escalada da guerra na Ucrânia, onde o inverno favorece o “general do inverno”, devido a dificuldade de movimentação e manutenção de tropas pela Ucrânia em regiões frias, a Rússia tem feito intensos bombardeios em diversas cidades usando a força aérea.

A crise em Israel que completou 100 dias deste o atentado do dia 7 de outubro pelo Hamas, e se volta agora por ataques do Hezbollah que são apoiados pelo Irã, que se pronunciou como não tendo participação nos atentados que deram início ao conflito.

O quadro de beligerância em todo planeta se intensifica, as eleições americanas se realizarão este ano em novembro e os partidos já utilizam as situações de guerra como campanha.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.