RSS
 

Arquivo para novembro 9th, 2012

Qual o tamanho e resolução para tablets ?

09 nov

Nem foi lançado o iPad mini, um tablet com tela de 7,9 polegadas, parece que entre 7 e 8 há uma tendência, mas isto renega os mandamentos de Stevie Jobs, o problema agora é o que é o tamanho perfeito com resolução, e que tenha uma tela confortável para a visão humana.

Em conjunto com o iPhone 5, lançado em setembro, os dispositivos mostram que a Apple está mais flexível, e seu gerente Tim Cook disposto a competir com produtos num mercado que quer fugir dos padrões estabelecidos, já que Steve Jobs dizia que nunca faria uma versão menor de seu tablet (de 9,7 polegadas), mas o problema é o conforto e o usuário.

O problema do conforto da visão humana é um pouco mais fácil, a sigla DPI (Dots per Inch) é diferente da PPI que são o número de pixels por polegadas (Pixel Per Inch), ou seja, o numero que o dispositivo e não a figura pode ter por polegada e isto é que causa o conforto.

Assim será a razão de Pixel por Polegada no dispositivo que permitirá classificá-lo como retira display, então surge uma terceira classificação que é a razão device (dispositivo) por pixel.

Dispositivo Resolução device-pixel-ratio
Android LDPI 320×240 0.75
Iphone 3 & Android MDPI 320×480 1
Android HDPI 480×800 1.5
Iphone 4 960×640 2.0

É possível ver isto comparando alguns dispositivos, e entender quais dispositivos tem de acordo com seu tamanho uma razão-pixel-por dispositivo (device-pixel-ratio) que gera conforto.

O iPhone 4 tem uma conforto com razão e por isto é chamado de “retina display”, quer dizer esta razão tem a ver com o tamanho e a resolução adequada ao tamanho.