RSS
 

Arquivo para março 29th, 2022

A batalha de Kiev

29 mar

Com um exército e forças militares desproporcionais era possível de imaginar que a batalha dos russos em Kiev duraria pouco, mas revezes no ar e em terra, um tempo hostil de final de inverno e o heroísmo do povo ucraniano não estavam na conta de Putin.

Irpin (foto antes da guerra) é o último distrito antes de Kiev, as forças ucranianas informaram no dia de ontem que haviam retomado o distrito, assim as tropas russas ficam mais longes, há relatos que a tropa russa estaria em grande parte enferma devido o frio e desgaste de um mês em campo de batalha e com a moral muito baixa.

Assim como na segunda guerra a batalha de São Petersburgo (Leningrado na época) foi desastrosa para os nazistas, a batalha de Kiev onde foram enviadas grande parte das forças de combate (o famoso comboio de dezenas de quilômetros de extensão), e o apoio aéreo da temida aviação militar russa parecem ter encontrado uma resistência inesperada.

Acontecem nestes dias várias rodadas de negociação para a paz, neste momento é tão desejável para a Rússia quanto para a Ucrânia, que nas primeiras rodadas se via em posição de desvantagem com os fortes ataques e avanços russos, agora embora siga a sangrenta batalha de Mariupol e os ataques aéreos que parecem ser o último recurso dos russos, há um relativo “equilíbrio” militar, porém as vidas de inocentes civis continuam a ser sacrificadas.

Também Putin parece ter perdido muitos generais, não se sabe se só em combate ou porque se opuseram aos planos expansionistas de Putin, também a força militar russa começa a ser questionada quanto a sua real capacidade.

Permanece o medo do que é possível acontecer no caso de uma derrota humilhante na Ucrânia, a sangria econômica causada pelas sanções de empresas do ocidente e de uma reação intempestiva ou apelativa de usar armas letais nucleares ou outras proibidas por convenções internacionais.

Resta a esperança que as rodadas de negociação da paz destes dias possam dar frutos, Zelensky aceita a ideia de neutralidade e desarmamento de armas atômicas, talvez também uma redução em seu exército, porém a Rússia tem pretensões em relação aos territórios “tomados” além do Donbass (Donetsk e Lugansk) também Mariupol que é uma cidade tipicamente ucraniana.

A pressão interna em Putin pode também ajudar, porém seu temperamento parece ser bélico e acredita que pode ir além com suas pretensões, a esperança é que o bom senso prevaleça.