RSS
 

Arquivo para September 10th, 2015

WhatsApp falha e crimes acontecem

10 Sep

Uma falha detectada no dia em 21 de agosto, por usuários que alertaram o WhatsAppransonware que conseguiu só na seguinte um patch (remendo) para corrigir a falha.

A Check Point recomentou recomendou imediatamente aos usuários que atualizem suas versões para que o ajuste funcionasse, o aplicativo já tem hoje no mundo todo mais de de 900 milhões usuários, com 200 milhões também usando PCs.

Segundo a empresa, a vulnerabilidade foi desenvolvida a partir da versão para computadores do WhatsApp, que permitiu aos hackers distribuíram programas maliciosas com um tipo de vírus chamado ransomware – usados para “sequestrar” computadores e extorquir usuários por “resgate” de sua própria conta.

O aplicativo foi desenvolvido a partir de uma versão de programa de computador adaptado para o uso em telefones celulares ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é o app mais usado para o envio de mensagens instantâneas.

O número de usuários globais em smartphones é de 900 milhões, com 200 milhões também usando PCs.

O programa entretanto não é seguro, é o que afirmou o especialista em segurança Mark James, da empresa ESET: “O Whatsapp é uma plataforma cruzada para o envio de mensagens instantâneas, então a chance de alguém abrir um vCard é bem grande”.

Todo cuidado é pouco, evitar cadastrar pessoas desconhecidas e cuidado com grupos onde muitas pessoas podem entrar sem critérios.