Arquivo para November 5th, 2011
Quem criou o termo "cloud computing"
É sem dúvida uma grande idéia e aparece mais de 48,4 milhões de vezes numa busca, mas agora que muitas pessoas e empresas usam o termo quem o utilizou pela primeira vez ?
A Technology Review rastreou a cunhagem do termo para uma década atrás, e encontrou a palavra no final de 1996, e um parque de escritórios fora de Houston, um dos escritórios da HP, mais precisamente da Compaq Computer, um pequeno grupo de executivos de tecnologia que começava a traçar um futuro de negócios de Internet e estavam chamando-o de “cloud computing”.
Não se tratava apenas do termo, mas de uma visão detalhada e presciente, viam como os negócios se moviam para a Web, e então os chamaram de “aplicações de computação habilitadas-em-nuvem (cloud-enabled)”, já como um armazenamento de arquivos de consumo e que se tornaria comum num futuro vindouro.
Havia dois homens numa sala, um executivo de marketing da Compaq chamado George Favaloro e um técnico jovem chamado Sean O’Sullivan, que viam que esta computação em nuvem teria resultados dramaticamente diferentes.
Na época foi para a Compaq, foi o início de negócios de US $ 2 bilhões por ano, com a venda de venda de servidores para provedores de Internet, mas para a para Startup venture O’Sullivan, foi um passo em direção do desencanto e da insolvência.
Assim como o termo “Web 2.0”, a “cloud computing” é vista por executivos de tecnologia e alguns analistas como “jogadas de marketing”, e isto em alguns casos é verdadeiro como a IBM e Oracle que usam o jargão mal adaptado a seus produtos.
Mas se são chatos, são difíceis de serem evitados, como Carl Bass, presidente da Autodesk, conhecida pelo software AutoCAD, que afirmou a Technology Review: “Eu odiava este termo, mas finalmente cedi”, quando em setembro passado a campanha de marketing da computação em nuvem foi um sucesso: “Eu não acho que o termo ajudou a explicar muita coisa para pessoas que já nem sei mais o que de fato é”, disse Carl Bass, presidente e CEO da Autodesk, cuja empresa lançou uma campanha de marketing de computação em nuvem, em setembro passado: “Eu não acho que o termo ajudou a explicar qualquer coisa para pessoas e já não sei o que é”, mas os usuários gostaram e entraram na “campanha”.
A nuvem parece concretizar a colaboração, e permitir sair do espaço solitário da competição, parece realizar uma dádiva: “eu saio do trabalho solitário individual e vou para a nuvem compartilhar recursos e serviços”.