RSS
 

Arquivo para November 26th, 2015

Ciência Aberta e Redes sociais

26 Nov

Ciência Aberta (Open Science) é referente a uma nova tendênciaCienciaAberta na prática científica, que a partir do desenvolvimento e com apoio da cultura digital, disponibiliza informações e dados em acesso aberto de forma oposta a pesquisas fechadas em grupos e laboratórios.
Neste contexto a revisão por pares, como o Peerage of Science, o arXiv e a a PLoS confirmam essa tendência que agora desponta também nas redes sociais.
Um exemplo do uso de redes sociais foi o estudo antimalária do pesquisador americano Jean-Claude Bradley e seus alunos.
Eles compartilham informações sobre tudo o que produzem na pesquisa da Drexel University, na Filadélfia, cujo objetivo é desenvolver compostos orgânicos úteis para a prevenção ou para a cura dessa doença que mata mais de 1 milhão de pessoas por ano no mundo.
Bradley usou o modelo de “wikis” para desenvolver o compartilhamento de dados em redes sociais, e foi na esteira desta pesquisa que nasceu o Creative Commons – fundado em 2001 nos Estados Unidos, visando ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento por meio de licenças que que liberam o copyright (todos os direitos reservados) em áreas exclusivas para discutir ciência.
A USP realiza nestes dias o o Encontro de Ciência Aberta, com diversas oficinas, palestras e uma mesa redonda para ampliar este horizonte no país passar a incorporar a iniciativa internacional chamada OpenCon.
As inscrições são gratuitas, com oficinas na ECA, CCSL na Matemática da USP e no Garoa Hacker Club.