RSS
 

Arquivo para fevereiro 3rd, 2014

Ambientes de imersão total

03 fev

 Conforme afirmam pesquisadores da Advanced Micro, Cave2uma versão de um holodeck que tem a forma de uma cúpula, coberto com projetores em paredes a toda volta, e usa o som surround, realidade aumentada e outras tecnologias estão prontos para recriar o mundo real.

Holodecks semelhantes às salas de realidade que são vistas no filme “Star Trek”, mas só estarão disponíveis em 2024, de acordo com estes pesquisadores, afirma uma notícia no blog do New York Times.

As empresas de informática junto a  Hollywood e fabricantes de vídeo-game desejam tornar o que ainda é só entretenimento a algo mais próximo da realidade, permitindo que os usuários ver coisas e se movimentem em salas de estar e tornarem-se assim parte da história.

A tecnologia pode permitirá, por exemplo, permitir que os jogadores em uma etapa dentro de um jogo simulado por computador no Yankee Stadium, peguem um taco de simulados por computador e ouvir o grito de uma multidão simulada por computador. Advanced Micro Devices has built a version of a holodeck that is shaped like a dome, covered with wall-to-wall projectors, and uses surround sound, augmented reality, and other technologies to recreate the real world.

A Microsoft construiu o IllumiRoom e Lightspace, enquanto a Universidade de Illinois, em Chicago criou CAVE2, as tecnologias CAVE já são disponíveis e bem conhecidas.