RSS
 

Arquivo para abril 12th, 2016

Alguns elementos do golpe de 1930

12 abr

No Brasil golpe é chamado de revolução e revolução de golpe, alémGetulio de outras confusões, mas este é o caso do Golpe (dito Revolução) de 1930.

 

O fato de se mencionar as leis não é necessariamente a legalidade, porém o golpe de 30 (ou no mínimo a revoluta como gostaria que fosse chamado) fez com que a população urbana do Estado de São Paulo (e não apenas a burguesia) se rebelasse em 1932, então chamada Constitucionalista.

 

Eles saem em defesa do combate à corrupção, coronelismo (continua até hoje) e fraude, não é por acaso, este elemento parece “interno” a cultura nacional.

Embora São Paulo tenha um interior cafeeiro bastante grande, já despontava uma a necessidade de uma política industrial forte, e apesar do surgimento de Vargas Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) naquele período e, depois a Petrobras (1953), a industrialização estava atrasada, há algo parecido hoje ?.

Mas reclamações trabalhistas foram tratadas como “caso de polícia”, e toda a política populista não era apenas um golpe para aliviar a luta da classe operária industrial nascente, no período de 1921-1930, já havia um movimento oficial de “tenentes”, porém a luta de fato política, surge com a coluna Prestes e ela é um componente invisível desta luta, começa em 1925 e termina em 1927 invicta.

Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945, deposto não tinha revogado direitos e foi senador por dois Estados (novas semelhanças com alguns) e retornou ao poder 1951-1954, desta vez democraticamente ignorância histórica ou a falta de liderança? novos semelhanças com o momento atual ?

Todo mundo conhece a famosa frase (no Brasil) antes do suicídio “sair da vida para entrar na história”, mas a precede: “O ódio, as infâmias, a calúnia não varreu o meu espírito. Eu vos dei a minha vida. Agora eu lhe ofereço a minha morte”, é uma frase messiânica de um ditador e muita gente chorou por ele, mas para o país foi um atraso.