Mudanças do usuário da Web
Em 2009 quando fui numa conferência em Skvöde, na Suécia, ouvi Brian Belendorf (então presidente da fundação Apache) dizer que os vídeos iam dominar a partir de 2015.
Ele estava certo, isto se os dados de Fábio Coelho, presidente da Google Brasil, em rodada de palestras nesta última quarta-feira (20/08) estiver certo, ele afirmou: “A gente tem um usuário cada vez mais transformado pela tecnologia. E temos um país mudando”, falando para profissionais da área de varejo e profissionais de agências de marketing, e completou: “Quando a gente fala de mídia, falamos de vídeo. Nunca se viu tanto vídeo como se vê hoje”.
Outra executiva da gigante de buscas, Maria Helena Marinho, vê mudanças no uso simultâneo de dispositivos, a multitela como ela chamou (tablet, smartphone e TV ) e conforme seu dados ela já é usada por 40 milhões de brasileiros, dos quais 30% deles usam mais de um dispositivo móvel para concluir a compra.
Também há um crescimento na faixa economia onde 54% dos internautas brasileiros são da Classe C, segundo dados da diretora de Marketing da empresa Maria Helena Marinho: “O brasileiro está hiper conectado, ele tem hiper mobilidade e consome hiper informação. Ele está hiper entretido” e esperamos que nas eleições esteja também hiper-politizado.
O gerente de campo do site Mercado Livre, Helissom Lemos, disse que as mudanças são positivas, em especial com as novas formas de dispositivo móveis. “Hoje, cerca de 30% dos nossos usuários de nossa plataforma vem de dispositivos móveis”.
Mas o varejista ainda desconfia da internet, segundo Leo Cid Ferreira, da Ad.Dialeto há um “problema de cultura” quando o assunto é a relação entre varejo e internet.