RSS
 

Arquivo para julho 23rd, 2019

Josefa , Óbidos, pintura barroca de Portugal

23 jul

Josefa d’Ayala e Cabrera, a Josefa d ́Óbidos (1630-1684), era filha de pai português, o pintor Baltazar Gomes Figueira. e mãe espanhola D. Catarina de Ayala Camacho Cabrera Romero, nobre andaluza.
O seu pai estabeleceu-se em Sevilha em 1626 para seguir efémera carreira militar. Josefa foi a primeira dos oito filhos, tendo sido apadrinhada por um célebre pintor sevilhano, Francisco de Herrera, el Viejo. que foi mestre do pai de Josefa na Espanha.
O regresso a Portugal de Baltazar e D. Catarina, ocorreu no ano de 1634 (teria Josefa então 4 anos), no entanto não é certo que Josefa tenha regressado com seus pais e a irmã Luísa (nascida em 1632). Provavelmente terá ficado em Sevilha durante a infância, junto do seu avô materno Juan Ortiz de Ayala, colecionador e amador de Belas Artes e do seu padrinho Francisco de Herrera.
Josefa só irá encontrar-se definitivamente com a família, em Óbidos em 1647.
Será em Coimbra, que provavelmente realiza a sua primeira obra: a gravura “Santa Catarina”, assinada Jozepha d’Ayalla. Coimbra 1646.
Foi importante para Josefa sua estadia em Coimbra, no Convento dos Eremitas Agostinhos de Santa Ana (1644-47), visto que este convento no século XVII era uma grande fonte de informação e instrução.
Terá sido através da oficina do pai ou do acervo do convento que Josefa de Óbidos terá tido acesso a gravuras de origem ítalo-flamenga, facilmente disponíveis na oficina de qualquer pintor mediano da época, ou na biblioteca de qualquer convento.
O link de um vídeo curto da RTP mostra o trabalho de Josefa de Óbidos:

Josefa de Óbidos, a pintora das naturezas mortas