RSS
 

Arquivo para dezembro 3rd, 2014

Linguística Computacional

03 dez

Na linha evolutiva de agentes inteligentes, que promete ser a próxima grande onda da Web, está a nascente linguística cLinguaNaturalomputacional (CL), quem esclarece que campo novo é este, é a professor Shalom Lappin, professor de linguística Computacional no King College of London.

Segundo reportagem do The Guardian, o professor afirma que é possível escrever modelos de software que analise automaticamente certos aspectos de uma língua e com isto criar e desenvolver modelos para trabalhar com as línguas naturais.l

No aspecto de engenharia, CL concentra-se em processamento de linguagem natural, com objetivo de desenvolver sistemas que facilitem a interação humano-computador, e para automatizar uma série de tarefas linguísticas práticas, como a tradução automática, sumarização texto, reconhecimento de fala e de geração de textos, extração e recuperação da informação e análise de sentimento contido em um texto.

Ao examinar o aspecto científico da CL, os pesquisadores buscam modelar línguas naturais como sistemas combinatórios formais, em um esforço para identificar os procedimentos através dos quais os seres humanos podem aprender e para representar esses sistemas.

O King College of London realizou o Festival de Línguas Naturais, para celebrar a diversidade de línguas, onde foram apresentados os desenvolvimento feitos pelo prof. Lappin.