Realidade aumentada permite ver a própria mente
Olhar no espelho e ver as próprias atividades é uma forma de controle dos movimentos de bailarinos e atletas, porém será que isto seria possível com o próprio cérebro ?
Parece que sim, é o que sugere o novo equipamento de realidade aumentada para o cérebro, o “Mind Mirror” (Espelho da Mente), cujo protótipo capta a atividade elétrica do cérebro, e com um capacete com dezenas de eletrodos, parecido ao de um EEG (eletroencefalograma) médico, pode recriar os impulsos cerebrais na forma de imagens.
A realidade aumentada é uma técnica de através de imagens mostrarem funcionalidades ou detalhes escondidos de uma cena real, em imagens dinâmicas, e isto virou realidade num laboratório de pesquisadores franceses, ao combinar um eletroencefalograma (EEG) clássico com técnicas de realidade aumentada.
Segundo o diretor científico do Instituto Nacional de Pesquisas em Informática e Automática da França (INRIA), Anatole Lécuyer capturados o sinal do cérebro “é, em seguida, projetada numa tela, em superposição com o rosto do indivíduo”, cuja invenção foi apresentada a imprensa nesta terça-feira (13/05).
O pesquisador resumiu assim o invento “A ideia inicial foi muito simples, porque as tecnologias já existem, mas desenvolver a técnica, sobretudo para a visualização, exigiu tempo”, concluiu.