Reino unido permanece ou sai da UE
Nas eleições britânicas, os eleitores devem se registrar para participar, o número de eleitores que vai decidir se o Reino Unido (incluem 53 países ligados a países ligados a Coroa Britânica), é de 46,4 milhões de pessoas que se registraram para participar da consulta popular nesta quinta-feira.
Acredita-se que devem vencer os favoráveis a permanência, mas segundo o jornal inglês “Financial Times” há um empate técnico, 47% a favor e 45% contra, em uma campanha marcada pelo medo (o efeito sobre a imigração seria imediato), e a contrapartida econômica, geralmente a favor de conservadores, mas neste caso a favor do fica na UE (União Europeia).
As seções abriram as 7h (3h horário de Brasilia), em todo Reino Unido, e apesar da chuva o comparecimento é grande indicam os noticiários desta manhã.
Uma análise do comportamento nas redes sociais foi feito a partir de hashtags por Vyacheslav Polonski no site Medium.com, e mostra em destaque as tags #brexit e #bremain, onde verifico a co-ocorrencia de 13.310 hashtags relacionadas ao referendo.
Entendo que brexit (britain exit) é pela saída (região vermelha) enquanto bremain (britain remain) era pela saída da EU (região azul), a análise feita verificou as seguintes medidas em graus de centralidade, partindo das mais centrais eram contra a permanência na EU do Reino unido; #beleave (grau: 6.029), #brexit (grau: 2.089) e #voteout (grau: 1743), enquanto as pela permanencia eram #bremain (grau: 1349), #strongerin (grau: 1182) e #hugabrit (grau: 860).
Já os hashtags neutros vinham com as hashtags acima são #EU (grau: 1528), #UK (grau: 1.271) e #EUreferendum (grau: 1249). contagem grau na rede acima representa uma medida de centralidade de hashtags no debate referendo sobre Instagram.
A permanência do Reino Unido na EU, favorece um mundo mais unido