19
mar
Segundo notícia do Wall Street Journal, o Departamento de Justiça americano vai processar a Apple e cinco editorais norte-americanas, a saber: Harper Collins Pub, Hachette Book Group, MacMillan Pub, Penguin Group e Simon & Schuster por “conspirarem para aumentar os preços” de livros populares, e um episódio recente da Amazon confirma isto, onde um grupo de editores independentes deixou de fechar negócio com a Amazon.
Quando do lançamento do primeiro iPad há dois anos, as editoras de livro mudaram para uma forma de fixação de preços chamado “modelo de agência” no qual as editoras definem seus próprios preços, diferente do modelo tradicional de atacado no qual os editores definem um preço de varejo e os varejistas estabelecem seu próprio preço de venda.
A ação é, aparentemente, com base nas alterações feitas à forma como as editoras cobram por e-books quando a Apple lançou o primeiro iPad há dois anos. As editoras de livros começaram a usar um “modelo de agência” em que as editoras definir seus próprios preços e-book, ao invés do modelo tradicional de atacado no qual os editores definir um preço de varejo e varejistas estabelecer seu próprio preço de venda.
Este modelo se materializou em 2010, quando os editores de livro pediram para Amazon para aumentar seus preços de e-books fixados em U$ 9,99 e teve novo avanço recente quando fracassou uma negociação da Amazon com um grupo de editores independentes, os títulos populares da editora MacMillan, por exemplo, desapareceram do site da varejista on-line.