Saiba o que é índice de preparo em Rede
Em meio a protestos pelos serviços das operadoras, já denunciamos várias vezes neste blog, é preciso saber que isto representam também um atraso para a indústria e para os negócios.
Há doze anos quando eram nascentes os negócios da Internet foram criados dois índices chamados de GITR (Relatório de Índice Global de Tecnologia, em inglês GITR – The Global Information Technology Report ) e IPR (Índice de Preparo em Rede, em inglês, Networked Readiness Index – NRI) para auxiliar a tomada de decisões em negócios que usem o contexto de transmissão rápida das redes eletrônicas.
Após uma década, o IPR tornou-se importante para tomada de decisões um e útil para avaliar o impacto das TICs ao nível global, e para fazer um benchmark do preparo e uso das TICs para as suas economias.
Assim IPR tem se tornado um termômetro do preparo das nações com relação ao seu estágio de adequação e uso das TICs para as economias locais, assim fazemos uma apresentação do que constitui este índice mundial.
O IPR é composto de sub-índices (do Ambiente, do Preparo, do uso e do Impacto), que se apoiam nos Pilares, o Ambiente se refere ao político e regulatório, mas também o de negócios e inovação, índices que segundo o Fórum Mundial coloca o Brasil em 60ª. Posição, de 142 pesquisados.
Mas de preparo é também muito ruim, ele refere-se a Infraestrutura e Conteúdo Digital, o primeiro refere-se justamente as operadoras e governo e o segundo a formação profissional.