Agora uma rede das coisas: 5G
Até agora as conexões foram sendo melhoradas para melhorar o desempenho da telefonia entre as pessoas, mas a IoT (internet of Things) está chegando com as conexões 5G e isto poderá causar uma transformação ainda maior.
Apontamos em nosso blog (veja smart cities ou cidades inteligentes) que uma maior conexão entre pessoas e as coisas poderia facilitar o dia a dia das pessoas, mas agora a ideia é nos conectarmos a nossos objetos cotidianos.
Este cenário estará totalmente pronto em no máximo seis anos, e agora os cientistas, governos e empresas de comunicações fazem planos para o uso da comunicação 5G a partir de 2020.
A maioria dos especialistas acredita que isto multiplicará por 10 as conexões entre pessoas e objetos, afirma Sara Mazur àBBC News: “Antes se falava que em 2020 haveria 50 bilhões de dispositivos conectados à internet, agora se acredita que esta cifra é cautelosa”, ela é diretora de pesquisa da Ericsson, uma das empresas de comunicações que está desenvolvendo o 5G.
Em 2013 a Samsung anunciou Samsung anunciou em 2013 que estava experimentando a conexão 5G a 1 gigabite por segundo (Gbps), e isto significa baixar um filme em HD em apenas um segundo com esta conexão, o futuro já chegou.