Beluga, GroupMe e Fast Society: ambientes sociais na Web 2.0
Do ponto de vista de um usuário final, estes três serviços da Web têm uma experiência semelhante aos serviços de SMS (WordPress, Joomla, Drupal e outros), mas do ponto de vista da utilidade real pode ser pensado num chat com muitas funcionalidades, e do de vista técnico tem uma manipulação de mídias e o que é chamada de experiência rica (experience richness) particular em dispositivos moveis.
Funcionam como chamadas em conferência, uma espécie de sala de bate-papo privado através de SMS, ou resposta de mensagens a todos em texto.
Três ambientes se destacam o Beluga, recém adquirido pelo Facebook, permite uso de geo-tagging (uso de refêrencias para GPS), bom apoio para mídias e facilidades para celulares, GroupMe embora sendo o mais popular seu uso é bastante simples como SMS e carece de melhor desenvolvimento para as mídias e o Fast Society, criado por Matthew Rosenberg, recém chegado na briga (os outros são mais antigos).
Poderíamos definir estes ambientes como Mídia Social da Web 2.0, mas os fundadores dão definições mais próprias dos jovens, como disse Matthew: “Quando estávamos na faculdade, o Facebook era um lugar seguro”, e completou agora“O que estamos fazendo é o novo álbum de fotografias; é como a nova câmera de vídeo”.
Mais do que um simples SMS (usados em blogs e sites) para dar suporte a Web, estes ambientes construíram um nível de coerência que são expostos em conferências e eventos como o recém terminado (17/03) SXSW (The South by Southwest) que uniu palestras e shows, musicas de vanguarda a populares, consciência ecológica, mas também imensos gastos em carbono, cosmopolitismo e provincianismo, sinal dos tempos.
Pela sala de imprensa do SXSW, em um evento de negócios, novas mídias e muitas shows, circulou um espaço bem equipado que contava até com massagens gratuitas, circulou gente da Inglaterra, França, Espanha, Itália, Colômbia, Japão, Israel e outros países