RSS
 

Tecnologia e natureza são inimigos ?

07 out

A resposta que muita gente daria é claro que sim, masTechNature isto porque na cultura ocidental queremos mais e mais tecnologia e quase nunca pensamos na natureza, é a nossa maneira de lidar com isto que está errado, nem a natureza nem a tecnologia sabem que são inimigas ? aliás isto é um absurdo, mesmo que seja um robô olhando para algum animal.
Queremos internet grátis, não desgrudamos dela, e dizemos que são as crianças que estão apegadas, repudiamos a caça ilegal de animais, mas não nos incomodamos com bandidos que contrabandeiam peles e animais, queremos praias tranquilas, mas precisamos de avião para chegar lá.
Na prática, não amamos a natureza com “atitudes” e não colocam a tecnologia no seu lugar.
O Filósofo científico Christopher Petter afirmou em seu livro How to Make a Human Being (Como fazer um ser humano, em tradução livre) afirma: “o ser humano nunca fez parte da natureza, sempre fizemos parte da tecnologia”, e os jovens que acabaram de nascer não são culpado, eles são frutos de uma vida vivida que nós adultos criamos.
Homem natural, na verdade é um homem cultural, submetido e idólatra das estruturas sociais que ele criou, ele é um ser antropotécnico, pois a tecnologia é apenas um conjunto de estratégias que a vida cotidiana usa para viver: ônibus, carro ou bicicleta para se locomover, fogão, geladeira e enlatados ou comida ensacada para comer, e uma parafernália para ser feliz e se realizar afetivamente, as vezes mal observando o ser que está ao seu lado.
É preciso um olhar para as tecnologias de contribuição, de inteligências coletivas e de aceleração da inteligência, que Peter Sloterdijk chama de “homeotechniques” desenvolveu em seu livro “La domestication d’être” a construção de uma nova estética e uma nova política

 

Comentários estão fechados.