Apple anuncia iCloud em jogada ambiciosa
Steve Jobs anunciou que a Apple vai levar as vantagens da “nuvem” (‘cloud’) aos consumidores. Os serviços usarão um ambiente de internet (usando a nuvem, armazenamento “na rede”) que será um elemento central da era “pós-PC”, avisou seu presidente executivo no dia 6 passado, na abertura do encontro anual WWDC da Apple, disse categoricamente: “Vamos despromover os PC e os Mac à categoria de simples equipamentos”.
Assim Apple vai promover o acesso gratuito a todos serviços na sua ‘iCloud’, prevista para os meses de setembro ou outubro, e os usuários poderão espalhar as suas músicas, fotos, documentos e programas entre vários dispositivos Apple, sem fios, em vez de terem de sincronizar um de cada vez.
Parece pouco ? entre outras coisas isto disponibiliza todas as músicas on-line, inclusive um acordo com as gravadoras já está previsto pela Apple, embora ainda hajam muitas especulações de bastidores, o site do Mac Magazine Brasil diz que são “Rumores sugerem que a Apple destinará uma parte da assinatura paga pelos usuários (no acesso a streaming de músicas, é claro) para as gravadoras, com base em um valor nominal por cada faixa sincronizada”.
Explicando melhor o tema, o iCloud permitiria que usuários enviem suas bibliotecas do iTunes para a nuvem, ficando ali disponível vai ter muita música obtida fora da loja iTunes, na prática é permissão de pirataria.
Consumir músicas em streaming pela internet é algo comum entre os jovens, mas inteiramente novo para as gravadoras, como há acordos anunciados, elas vão ficar de olho para ver o que vai acontecer principalmente com seus lucros, calcula-se que ela vai pagar U$ 24 por faixa de músicas.
Em reação, a gigante de buscas anunciou o Google Music Beta que se assemelha muito ao Amazon Cloud Player, pois os usuários podem salvar suas músicas num digital que pode ser acessado de smartphones com Android claro.
É uma nova mudança em curso, qual será o futuro das gravadoras ? poderiam surgir gravadoras pessoais e negociar diretamente com os serviços da Web no futuro ? quem ganha a disputa no presente: Apple, Google ou Amazon ?