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Ouya, a próxima big thing ?

10 mai

Ouya é um ‘console’ (leia-se um hardware estilizado) de código aberto que usa o sistema Android (dos celulares) como Sistema Operacional.

Lançado em 10 de julho de 2012, o produto foi idealizado por Julie Uhram, tendo como parceiros, o Ed Fries construtor do Xbox (dispositivos para games) e o designer Yves Béhar.

O objetivo é abrir o mercado de console de videogames para desenvolvedores amadores, com a possibilidade de “customizar” os jogos dos dispositivos android para o Ouya.

Kris Graft discute a validade do Ouya como uma tecnologia disruptiva, aquelas que dão salto no mercado como aconteceu com iPod, tablets e smartphones, que de acordo com o criador do termo Clayton M. Christensen, o produto disruptivo deve ser uma pontuação alta devido sua: posição no mecado, preço de escala baixo, facilidade de uso, enfim impactar o mercado.

Para Graft, o preço baixo do Ouya “é um componente chave para ser considerado uma tecnologia disruptiva, já que isso inerentemente abre o mercado a uma nova população de consumidores”, porém ele critica o fato da plataforma cobrar uma taxa de 30% sobre o preço de qualquer transação realizada em sua loja, significando um vinculo e ganhos com a empresa, “o modelo central da companhia parece emular a estratégia do mercado digital atual adotada pelos donos de consoles, PC e portáteis.”

As pessoas que contribuiram com os quase US$ 8,6 milhões para o desenvolvimento do Ouya no Kickstarter (site de crowdfunding), já estão recebendo o videogame pelos correios, que veio de início com 104 títulos disponíveis no seu lançamento, segundo o portal Terra, recebeu agora mais 15 milhões de investimentos.

Custando US$ 100, o Ouya começa a ser vendido no varejo em 25 de junho (era 4, mas foi adiado).

 

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